26 de maio de 2024
Direito e cidadaniaEducação e pesquisaNoticia e política

SME Goiânia: Merenda escolar prioriza itens da agricultura familiar

Iniciativa da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, segue diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar

Fotos: Marina Vilela

A alimentação correta e saudável dos alunos da rede municipal de ensino é uma das prioridades da Prefeitura de Goiânia, que, por meio da Secretaria de Educação (SME), acompanha e investe na qualidade da merenda escolar. Dentre as estratégias da Gerência do Programa de Alimentação Escolar (Gerpae), está a aquisição de alimentos por meio da agricultura familiar.

Para o estudante da Escola Municipal de Tempo Integral Juscelino Kubitschek, Gabriel Morais Silva, de 9 anos, a merenda desperta memória afetiva, além de ser nutritiva. “Eu adoro a comida daqui porque não é repetitiva, é variada. O que mais gosto é macarrão, que lembra muito o que minha avó fazia. É uma delícia”, diz.

A Prefeitura de Goiânia segue a medida a partir do Programa Nacional de Alimentação Escolar, que determina que toda prefeitura ou órgão estadual de educação deve investir 30% dos recursos federais da alimentação escolar para compra de produtos diretamente da agricultura familiar. “O objetivo é incluir alimentos produzidos perto das escolas, além de estimular circuitos curtos de comércio e o desenvolvimento local e sustentável das comunidades”, explica a gestora da Gerência do Programa de Alimentação Escolar (Gerpae), Marta Helena de Almeida.

Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionistas da SME e prioriza alimentos “in natura” (aqueles que não sofreram nenhuma alteração após terem sido retirados da natureza) ou minimamente processados. Também são valorizados os itens que passaram por pequenas modificações, considerando as necessidades nutricionais por faixa etária, a sazonalidade e também o respeito aos hábitos alimentares e a cultura alimentar local. “O que eu mais gosto da merenda na escola é a variedade. O meu lanche preferido é a salada de frutas”, conta Isabela Correa, 9 anos, do 4º ano da Escola Municipal Juscelino Kubitschek.

A SME, por meio da Gerpae, enfatiza que a merenda escolar da rede municipal é norteada pelo Manual de Boas Práticas, que garante as condições higiênico-sanitárias do alimento preparado. Esse documento descreve os procedimentos, incluindo todos os requisitos higiênicos, desde as instalações, equipamentos, utensílios e o controle da água de abastecimento, dentre outras exigências.

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *