26 de maio de 2024
EmpresasNoticia e política

Estado de Goiás recupera R$ 4,5 milhões em operação contra sonegação fiscal

Operação especial de combate à sonegação fiscal realizada no mês de março pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Economia, resultou na arrecadação de R$ 4,5 milhões referentes ao transporte de grãos com irregularidades fiscais. Os dados, divulgados na quarta-feira (24) pela secretária Selene Peres Nunes, apontam que o fisco estadual detectou o transporte de 2,6 mil toneladas de milho e 3,7 mil toneladas de soja sem cobertura de documentos fiscais, o que caracteriza sonegação. O tema foi mostrado em reportagem no programa O Mundo em Sua Casa desta quinta-feira (25).

“Além de recuperar valores tributários que pertencem ao Estado, a operação é muito importante para garantir que o crime de sonegação fiscal não fique impune e também ocorra o combate à concorrência desleal em relação a quem faz o recolhimento dos impostos”, ressaltou Selene Peres. Ela explicou ainda que a ação, que recebeu o nome de Operação Safra, foi preparada durante três meses e implementada em março, com envolvimento das 12 Delegacias Regionais de Fiscalização e apoio das forças policiais do estado.

Para garantir o êxito da operação, a Secretaria da Fazenda utilizou o sistema Infotrânsito, ferramenta utilizada pelo fisco que conta com inteligência artificial, o que torna a fiscalização mais eficiente. O sistema possui mais de mil antenas que capturam imagens das placas dos veículos, convertendo-as em texto e permitindo o cruzamento com informações da Nota Fiscal Eletrônica (NFE), possibilitando a abordagem dos veículos suspeitos, de forma segura e eficaz. As principais irregularidades são falta de nota fiscal, nota parcial ou inidônea e até notas falsas.

ABC Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *