24 de maio de 2024
ArtigosNoticia e políticaTurismo e hotelaria

Você sabe o que faz um agente de viagens? Conheça um pouco mais sobre essa profissão que realiza sonhos

Profissionais ajudam a organizar viagens de maneira prática e segura

No dia 22 de abril comemora-se o dia de um dos profissionais mais importantes do turismo: o agente de viagens. Mas você sabe o que eles fazem, de fato? Um agente de viagens presta serviços como consultoria, comercialização e acompanhamento de serviços de turismo, organizando todas as etapas de uma viagem para que você possa ir para sua aventura sem preocupações.

Esses profissionais podem auxiliar em diversas atividades ligadas ao turismo, como a busca de informações sobre o destino escolhido, consulta de preços, compra de passagens e contratação de serviços de transporte, planejamento de roteiros turísticos, listagem e verificação de documentação necessária, contratação de seguro-viagem, entre muitas outras coisas. Trata-se de um verdadeiro facilitador da realização do seu sonho turístico.

Com mais de 40 anos de experiência como agente de viagens, Dolores atua com a Dolores Turismo no estado do Piauí. Ela conta que fazer uma boa pesquisa antes de construir um roteiro é essencial. “Eu procuro os melhores lugares, os melhores transportes e faço parceria com outros prestadores de serviço para oferecer sempre a melhor viagem a um preço que a pessoa possa pagar. Com isso, mais gente tem a oportunidade de conhecer o nosso litoral”, conta. “Eu acho muito gratificante quando vejo a felicidade das pessoas. O nosso Nordeste é muito bonito e cada viagem é uma experiência diferente”, finaliza.

Em Feira de Santana, na Bahia, Léo Nunes conta como se sente ao ajudar as pessoas a realizar suas viagens: “Ser agente de viagens é muito gratificante, principalmente quando conseguimos ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos. Nos preocupamos com os mínimos detalhes para proporcionar aos clientes experiências verdadeiramente inesquecíveis”. Para ele, atenção, zelo e cuidado fazem toda a diferença antes, durante e depois de uma viagem.

CADASTUR – A vantagem de contar com um agente de turismo na hora de planejar uma viagem é a segurança de estar contratando serviços indicados por um profissional, o que evita muita dor de cabeça, como, eventualmente, cair em golpes ou o famoso “comprar gato por lebre”. O Ministério do Turismo possui um cadastro onde estes e outros profissionais da área podem se cadastrar e ganhar uma certificação de confiabilidade, além de diversos benefícios. O serviço chama-se Cadastur.

O Cadastur é obrigatório para guia de turismo, meio de hospedagem, agência de turismo, transportadora turística, organizadora de eventos, acampamento turístico e parque temático. Com uma navegação bastante didática, o portal do Cadastur facilita a pesquisa do turista, que pode consultar o serviço a ser contratado por região, atividade ou até pelo nome do prestador ou empresa.

QUALIFICAÇÃO – A qualificação de estudantes e profissionais da área tem sido uma prioridade para o Ministério do Turismo. Além do seu próprio conteúdo de formação, disponibilizado no portal https://qualifica.turismo.gov.br/, o órgão também promove cursos por todo o país com diversos parceiros, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense (IFSul) e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), dentre outros.

Só nos primeiros meses deste ano, o MTur já disponibilizou mais de 9 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação e profissionalização. Para o segundo semestre estão previstas vagas para os cursos de Turismo Acessível à pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA); Turismo Acessível às pessoas com deficiência intelectual; Turismo Acessível às pessoas com surdocegueira e deficiência múltipla; English for Tourism – Basic”, para formação em inglês nível A1; Agente de Informações Turísticas com ênfase em Atrativos Naturais; Especialização em Atrativos Naturais e Culturais para Guias de Turismo Regional da Região Sudeste, Norte e Centro-Oeste; Agente de Viagens; Boas Práticas para Serviços de Alimentação e Distribuição; Cerimonial e Protocolo para Eventos; Planejamento e Organização de Eventos Sociais; Cozinha Internacional; Cozinha Brasileira; Cozinha Japonesa; Sustentabilidade Aplicada a Cozinha e Boas Práticas para Serviços de Alimentação.

Fique sempre atento ao portal do MTur para acompanhar as ofertas de vagas. Clique AQUI.

Por Cláudia Bispo

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *