24 de maio de 2024
Educação e pesquisaNoticia e política

Governo de Goiás divulga a lista das 150 escolas municipais vencedoras da segunda edição do Prêmio Leia 

Prêmio instituído pelo Programa AlfaMais Goiás, será entregue no dia 16 de maio. Cerimônia deverá ocorrer em Goiânia

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), apresentou, nesta quinta-feira (25/04), a relação das 150 unidades escolares das redes municipais vencedoras da segunda edição do Prêmio Leia, instituído pelo Programa AlfaMais Goiás.

Por serem destaques na Alfabetização em Goiás, as escolas receberão, cada uma, o valor de R$ 80 mil. As 150 escolas públicas municipais são da capital,  Goiânia, e de mais 90 municípios do interior do estado.

As 150 escolas são as que obtiveram os melhores resultados em Alfabetização no ano de 2023. Os dados são baseados no Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego-Alfa) e seguem de acordo com os níveis de proficiência dos estudantes matriculados no 2° ano do Ensino Fundamental.

O anúncio das vencedoras foi realizado pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que, juntamente com a secretária de Educação, Fátima Gavioli, e também ao lado da equipe de Alfabetização da Seduc/GO, destacou os avanços da Educação goiana e ressaltou a importância de alfabetizar as crianças na idade certa.

De acordo com o governador, “Goiás está conseguindo realizar algo inédito na Educação. As escolas, os estudantes e professores disputam entre si, de uma forma sadia, e em prol de um bem maior, que é a Alfabetização”. O governador destacou a importância do regime de cooperação, fortalecimento e apoio entre o Estado e os municípios. “Nunca existiu essa colaboração, e isso, sem dúvidas, é o maior avanço na Educação das nossas crianças”, afirmou.

Sobre o Programa AlfaMais

O Programa AlfaMais Goiás foi criado com o objetivo de fortalecer a alfabetização dos estudantes na idade certa. Desenvolvido em 2021 pelo Governo de Goiás, por meio da Seduc/GO, o programa de Alfabetização se estabelece por meio do regime de colaboração entre Estado e Municípios goianos.

O AlfaMais se propõe a promover o engajamento de todos os envolvidos – do Estado, municípios e das escolas – para contribuir com o planejamento das ações pedagógicas que visam assegurar o processo de aprendizagem dos alunos dos 1° e 2° anos do Ensino Fundamental e garantir a Alfabetização de todas as crianças goianas.

E, para garantir que as escolas recebessem um incentivo por participar do programa, em 9 de agosto de 2021, foi aprovada na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) a Lei nº 21.073, Lei de Incentivo à Premiação. Destinada às escolas públicas das redes estadual e municipais, a lei tem como objetivo incentivar e premiar as escolas, baseando-se nos resultados obtidos anualmente através das avaliações do Saego-Alfa. (Texto: Isadora Ribeiro – Comunicação Setorial / Fotos: Solimar Oliveira)

CLIQUE AQUI E BAIXE A LISTA EM PDF

Escolas-premiadas-ranking-finalBaixar

Seduc Goiás / AlfaMais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *