26 de maio de 2024
Noticia e políticaSaúde e comportamento

HEMNSL promove palestra sobre Alimentação durante a Gestação

O curso visa orientar as gestantes para uma alimentação rica em nutrientes como vitaminas, minerais, carboidratos e proteínas

No âmbito dos encontros planejados do Grupo Gestar Vidas, o Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) sediou uma palestra, na quinta-feira, dia 25, sobre alimentação durante a gestação. Ministrada pelo nutricionista Rafael Celestino, a palestra abordou uma variedade de tópicos fundamentais para garantir a saúde tanto da gestante quanto do bebê.

O nutricionista orientou sobre a  identificação dos alimentos essenciais para melhorar a qualidade de vida durante a gestação. Rafael destacou a importância de seguir a pirâmide alimentar, explicando quais alimentos são incluídos nela e como podem ser incorporados à dieta das pacientes. Além disso, foram discutidas as patologias e comorbidades que podem surgir durante a gestação, como asma, anemia, pré-eclâmpsia, diabetes gestacional etc. O profissional ofereceu orientações específicas sobre como a dieta pode influenciar essas condições e ajudar a preveni-las ou controlá-las.

Durante a palestra, também foi enfatizado quais alimentos devem ser evitados durante a gestação, incluindo derivados de cafeína, alimentos mal higienizados, mal cozidos e bebidas alcoólicas. Rafael destacou os potenciais impactos negativos que esses alimentos podem ter no desenvolvimento do bebê e na saúde da gestante.

Ao final, foi apresentado um resumo dos alimentos benéficos durante a gestação, enfatizando a importância de uma dieta equilibrada e orientação nutricional adequada tanto antes quanto depois do parto. “Seguir uma dieta saudável, rica em nutrientes  é benéfico para a gestante e também para o bom desenvolvimento do bebê”, afirmou o nutricionista.

Marilane Correntino (texto) 

Foto: José Dantas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *