24 de maio de 2024
Noticia e políticaSaúde e comportamento

HEMU recebe destaque nacional por práticas de segurança do paciente

A segurança do paciente, atualmente, é o principal direcionador de boas práticas hospitalares. Em conformidade e atento a esse quesito, o Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu), unidade do Governo de Goiás, conquistou reconhecimento nacional ao ser destacado na Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente, conduzida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em 2023, a unidade demonstrou uma alta conformidade com as práticas de segurança do paciente, destacando-se pela qualidade dos serviços de saúde oferecidos.

A avaliação, realizada anualmente, é coordenada pela Anvisa em colaboração com os Núcleos de Segurança do Paciente das Vigilâncias Sanitárias e as coordenações estaduais de controle de infecção. O processo envolve a análise de 21 requisitos, divididos entre Estrutura e Processos. Esses requisitos incluem protocolos para segurança do paciente, práticas de higiene das mãos, cirurgia segura, prevenção de quedas e lesões por pressão, além do monitoramento de indicadores de infecções e de conformidade aos protocolos de segurança do paciente.

Em Goiás, 13 hospitais foram mencionados na avaliação, sendo quatro deles  estaduais. O Hospital Estadual da Mulher destacou-se novamente na avaliação, evidenciando seu engajamento com a segurança e a qualidade dos cuidados prestados às pacientes.

“Esse reconhecimento chega para validar o empenho da equipe do hospital, que tem dado uma importância rigorosa nas práticas de segurança do paciente em todos os setores da instituição, na busca pela excelência no atendimento e na segurança dos pacientes”, destacou a enfermeira Lílian Fernandes do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP).

Marilane Correntino (texto e foto) 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *