24 de maio de 2024
Noticia e políticaSaúde e comportamento

Hospital Estadual da Mulher promove roda de conversa sobre Acidentes de Trabalho

A iniciativa faz parte da educação permanente realizada pela unidade do Governo de Goiás e visa orientar os colaboradores sobre situações que envolvem acidentes de trabalho.


No dia 26 de abril, o Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu) realizou uma roda de conversa voltada para seus colaboradores, abordando uma questão fundamental: os acidentes de trabalho. A iniciativa, promovida pelo Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) e Sciras (Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde), teve como palestrantes o engenheiro de segurança do trabalho, Marcus Vinícius Freitas e a técnica de segurança do trabalho, Maria de Lourdes Souza.

Durante o evento, Marcus Vinícius Freitas compartilhou conhecimentos abrangentes sobre os vários tipos de acidentes de trabalho, abordando desde incidentes até doenças profissionais. Ele destacou as causas mais comuns de acidentes, como negligência e imperícia, e apresentou dados impactantes sobre o custo desses eventos no Brasil, que ultrapassa os 15 trilhões de reais. Além disso, foram discutidos os diferentes tipos de acidentes, incluindo acidentes de trajeto e acidentes típicos, tanto com quanto sem envolvimento de material biológico.

Já Maria de Lourdes Souza focou no fluxo de acidentes envolvendo material biológico dentro das instalações do hospital. Ela demonstrou, por meio de gráficos, como ocorre esse fluxo e detalhou o processo de primeiro atendimento na própria unidade, destacando a importância do acolhimento adequado nesses casos.

Um dado relevante apresentado durante a roda de conversa foi o número de acidentes registrados na unidade, que varia de 1 a 12 ao mês. “Nossa intenção é zerar estes números. Por isso, como parte da educação permanente, fizemos essa roda de conversa para orientar os colegas a seguir  as normas e rotinas de segurança”, pontuou Marcus Vinícius.

O evento  proporcionou informações valiosas aos colaboradores do Hemu,  reforçando a atenção da instituição com a segurança e o bem-estar de sua equipe.

Marilane Correntino (texto e fotos) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *