26 de maio de 2024
Noticia e políticaShows e Eventos

Cine Teatro São Joaquim recebe especialistas do Rio de Janeiro, Distrito Federal e São Paulo para palestras gratuitas

Atividades acontecerão nos dias 03, 23 e 24 de maio, por meio do projeto “Estado de InterAção no Cine Teatro São Joaquim”, da Cereja do Cerrado Produções. Apresentação circense e show também acontecerão nos dias 23 e 25, como parte da programação deste mês. Iniciativa segue até agosto com atrações artísticas, locais, regionais e nacionais

A programação do mês de maio do projeto “Estado de InterAção no Cine Teatro São Joaquim”, já está disponível. Durante quatro dias ao longo do mês, a iniciativa promoverá, na Cidade de Goiás, palestras com especialistas do Rio de Janeiro, Distrito Federal e São Paulo, além de apresentação circense e show com artistas goianos. Produzido pela Cereja do Cerrado Produções, o projeto tem por objetivo promover atrações artísticas, locais, regionais e nacionais até agosto de 2024, no Cine Teatro São Joaquim.

As atividades deste mês terão início na sexta-feira (3), às 19h, com uma palestra sobre o tema “Mulheres nas Artes Cênicas: Revoluções, subversões e reconstruções”, com Mariana Pimentel (RJ).

Já no dia 23 de maio, quinta-feira, às 8h, o Cine Teatro São Joaquim receberá a apresentação circense infantil “Pacha Mama”, do Grupo Asas do Picadeiro (GO). Nesse mesmo dia, às 19h, será a vez da palestra “O Audiovisual no Cerrado Brasileiro”,  com Bruno Caldas (DF).

Na sequência, no dia 24 de maio, sexta-feira, às 19h, Flávio Helder Azevedo (SP/RJ) apresentará a palestra “Captação de Recursos de Mecanismos Públicos de Fomento”. Já a cantora Cláudia Vieira encerrará a programação do mês, no sábado, dia 25 de maio, a partir das 20h, com o show Laços.  

“Preparamos uma série de eventos de formação e apresentações culturais que irão dinamizar e promover uma ocupação rica e diversa”, diz Rainy Ághata, idealizadora e produtora executiva da Cereja do Cerrado Produções.

Sobre o projeto
“Estado de InterAção no Cine Teatro São Joaquim”, da Cereja do Cerrado Produções, é um projeto de ocupação artística no Cine Teatro São Joaquim, na Cidade de Goiás. Contemplado pelo edital nº18/2023 da Lei Federal Paulo Gustavo – Ocupa Goiás e operacionalizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o projeto promoverá uma série de atividades culturais gratuitas durante seis meses na cidade, até agosto de 2024.

Entre as atividades estão apresentações da cultura popular, atrações musicais, teatrais, circenses e de dança, além de eventos de formação, como oficinas e palestras. A programação do evento conta, ainda, com a participação de artistas locais, regionais e nacionais, e contempla públicos de todas as idades.

A coordenação geral do “Estado de InterAção no Cine Teatro São Joaquim” é da produtora Fernanda Fernandes, com produção artística da SuperAção Criativa. Conta com os apoios do Governo de Goiás, Secult Goiás, Prefeitura da Cidade de Goiás, IFG – Cidade de Goiás, Goyazes Turismo, Tapioca do Cerrado, Pousada Vila Boa e Rádio Nova Fogaréu.

Sobre os palestrantes
Mariana Pimentel – 
Nascida em Fortaleza (CE) no ano de 1983, é artista da dança, gestora cultural, curadora e pesquisadora. Licenciada pela Escola Superior de Dança de Lisboa e mestre em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias pela Universidade Nova de Lisboa com pesquisa sobre a presença do corpo na dança contemporânea e suas relações de alteridade. Especialista em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão pela Fundação Getúlio Vargas/FGV-RJ com pesquisa em práticas colaborativas no sistema produtivo da dança. Seus trabalhos autorais tratam das relações políticas entre corpo, espaço, identidades e noções de coletividade. Sócia-fundadora da Dos Voos, produtora que desenvolve projetos multilinguagens. De 2012 a 2022 foi analista de artes cênicas do Departamento Nacional do Sesc onde coordenou de forma compartilhada projetos como o Palco Giratório e Sesc Dramaturgias, além de mobilizar, realizar curadorias e consultorias de projetos de dança por todo o país. Vive e trabalha entre as cidades do Rio de Janeiro e Guapimirim.

Bruno Caldas – Há 15 anos é criador de conteúdo, produtor e diretor de cinema e conteúdo audiovisual, na produção e direção cinematográfica de ficção e documentários, além de direção de filmes publicitários e institucionais. Atualmente está em pré-produção do curta-metragem “A Parece”, desenvolve o longa-metragem “Cerrado Seco”, finaliza o documentário “A Terceira Margem”. Possui obras cinematográficas autorais premiadas como os curta-metragens “Colapso” (2009), “De repente” (2013) e “O Bloquinho Mágico” (2016), a animação juvenil “O Extraordinário Circo do Bipo” (2019) e a série “O Bipo” (PRODAV TVs Públicas/FSA). É co-criador da série de animação “Shäya e o Espelho” (PRODAV Desenv./FSA) sobre as jornadas de Shäya, uma menina com Transtorno do Espectro Autista; e é co diretor e produtor do documentário “Utopia Distopia” (Canal Brasil, 2021), de Jorge Bodanzky, vencedor do Prêmio Especial do Júri do 53º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. É produtor executivo dos longa-metragens de ficção “Eu Sinto Muito” (Warner, 2019), “A Cisterna” (2021) e do documentário “Um Domingo de 53 Horas” (CineBrasilTV, 2020).  Fundou a PLANO PILOTO ENTRETENIMENTO, estúdio de conteúdo com foco na produção independente de histórias inéditas de Brasília.

Flávio Helder – Produtor cultural e CEO da empresa BFV Cultura e Esporte, Especialista fala sobre consultoria e captação de recursos, marketing cultural e esportivo, analisando as estratégias de trabalho, para mais de 50 projetos, entre eles: “PEDRO”, “CHACRINHA”, “O AMOR DÁ TRABALHO”, “ELIS”, “MUSSUM”, “ALICE & GABRIEL”, “Meu passado me condena 2”, “MINHA FAMA DE MAU”, “ERASMO CARLOS”, “FERA NA SELVA”, “BEATRIZ” entre outros. Com 19 anos de mercado, mais de 80 filmes realizados com suas contribuições e captações de recursos, entre eles “ELIS & TOM”, “PIXINGUINHA”, “PEDRO”, “CHACRINHA”, “O AMOR DÁ TRABALHO”, “ELIS”, “MAURÍCIO DE SOUSA”, “ALICE & GABRIEL”, “Meu passado me condena 2”, “MINHA FAMA DE MAU”, “ERASMO CARLOS”, “FERA NA SELVA”, “BEATRIZ” entre outros, a BFV é empresa líder em estratégias de captação de recursos, agenciamento, elaboração e inscrição de projetos em editais de fomento e patrocínio, com projetos culturais, esportivos e sustentáveis em todo o país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *