24 de maio de 2024
Carros e motosEducação e pesquisaNoticia e política

Detran: Departamento Estadual de Trânsito de Goiás lança Movimento Maio Amarelo

Detran-GO lançou, nesta segunda-feira (06/05), o Maio Amarelo, movimento mundial de atenção pela vida no trânsito (Foto: Detran)

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) lançou, nesta segunda-feira (06/05), a campanha 2024 do Maio Amarelo, movimento mundial de atenção pela vida no trânsito. Neste ano, o tema central é “A paz no trânsito começa por você”.

Durante todo o mês de maio, órgãos públicos, iniciativa privada e sociedade civil somarão esforços para debater a necessidade de redução dos índices de acidentes em todo o mundo. Em Goiás, serão realizadas blitzes, palestras e ações educativas em diversos municípios.

“O álcool, o excesso de velocidade, a falta do uso de cinto de segurança são os nossos maiores inimigos no trânsito. Precisamos repensar nossas ações e promover a paz no trânsito”, defende o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir.

AÇÕES DO MAIO AMARELO

A programação do Detran-GO começa um circuito de ações educativas em dez parques espalhados por todas as regiões de Goiânia. Durante os finais de semana, ciclistas e pedestres serão abordados nos parques para lições divertidas e interativas sobre segurança no trânsito. As atividades, para todas as idades, incluem palestras, oficinas, brincadeiras e distribuição de material informativo.

As ações do Maio Amarelo incluem ainda palestra voltada para motociclistas que são entregadores, no dia 29 de maio, para o debate sobre os desafios da categoria e as soluções para a segurança no trânsito.

Em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), será realizado o seminário “Diálogos pela Vida no Trânsito”, no dia 23 de maio, com a participação da Comissão de Direito de Trânsito da OAB. Será um espaço para discutir os aspectos jurídicos da segurança no trânsito e propor ações para a melhoria da legislação.

As ações do Detran-GO vão alcançar ainda diversos municípios do Entorno do Distrito Federal. Serão levadas atividades de conscientização para as cidades com o intuito de promover um trânsito mais seguro. Empresas de transportes do Entorno também receberão as equipes da autarquia para palestras educativas com o apoio do Sest-Senat.

CAMPANHA PUBLICITÁRIA

Dentro do Maio Amarelo, o Detran-GO lançou uma campanha de conscientização intitulada “Não transforme o trânsito numa guerra”, alinhando-se ao tema nacional do Movimento Maio Amarelo 2024: “Paz no trânsito começa por você”.

A iniciativa visa destacar a gravidade e as consequências dos acidentes de trânsito por meio de dados alarmantes: mais de 139 mil pessoas em Goiás adquiriram sequelas decorrentes de acidentes nos últimos três anos.

A campanha utiliza imagens de forte impacto visual para ilustrar como comportamentos imprudentes dos motoristas contribuem para um ambiente hostil no trânsito. Por exemplo, usar o celular ao volante é comparado ao efeito de uma granada, que pode explodir a qualquer momento, causando fatalidades. Da mesma forma, dirigir sob efeito de álcool transforma o veículo em um tanque de guerra, aumentando o risco de acidentes graves e impactando vidas inocentes.

Além disso, a iniciativa inclui depoimentos emocionantes de vítimas que sofreram amputações, compartilhando os desafios de suas novas rotinas pós-acidente. A campanha é complementada por uma série de materiais educativos, disponíveis para pessoas de todas as idades, e ações específicas nas escolas, reforçando a mensagem de responsabilidade e cuidado no trânsito.

Departamento Estadual de Trânsito (Detran) – Governo de Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *