24 de maio de 2024
Direito e cidadaniaEducação e pesquisaNoticia e política

Anápolis: Maio Laranja chega às unidades de ensino com palestras educativas

Campanha tem como objetivo dar visibilidade e conscientizar a população sobre o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual infantil

Os estudantes da Rede Municipal de Educação atendidos pelo Programa Integração estão recebendo durante todo o mês de maio, palestras educativas alusivas à Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Mais conhecida como Maio Laranja, a campanha é trabalhada em toda a cidade e, neste ano, terá uma programação especial dentro das unidades escolares.

“As crianças e adolescentes são o principal alvo dessa campanha tão importante. E a escola é uma porta de entrada para que possamos trazer pra perto deles esse assunto, afim de fazer com que eles aprendam sobre os limites do próprio corpo e do corpo dos outros e se sintam confortáveis para denunciarem quaisquer tipos de abuso. É a partir do conhecimento que vamos garantir a segurança e o bem-estar das nossas crianças e adolescentes”, ressalta Márcia Jacinta, secretária municipal de Integração.

Durante o mês de maio, cerca de 1,5 mil crianças e adolescentes atendidos pelo Programa Integração em seis unidades de ensino e também em instituições socioassistenciais irão receber palestras e atividades de conscientização sobre o Maio Laranja. Idealizado pelo prefeito Roberto Naves e pela primeira-dama e deputada estadual Vivian Naves, o programa visa o desenvolvimento integral dos estudantes em todas as áreas por meio de atividades no contraturno escolar de cultura, esporte, assistência social, saúde e educação.

Para entender se a criança está sofrendo algum tipo de violação de direitos é importante a família estar atenta aos sinais, por exemplo, se ela mudou o comportamento de uma hora para a outra. O primeiro passo é procurar o Conselho Tutelar, que é a porta de entrada para garantir os direitos da criança e do adolescente, e o disque 100, onde a denúncia pode ser anônima.

Histórico
Em 3 de agosto de 2022, por meio da Lei nº 14.432, foi instituída a campanha Maio Laranja, a ser realizado no mês de maio de cada ano em todos o território nacional. O 18 de maio é definido como Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

O objetivo da campanha é sensibilizar a sociedade a respeito da gravidade e atenção a este tipo de crime. O símbolo da campanha é a gérbera, uma flor de cor laranja. A planta foi escolhida por ser muito popular no país e pela sua fragilidade e vulnerabilidade

Programação

  • 08/05
    Palestra de Prevenção
    Local: Escola Municipal Inácio Sardinha de Lisboa (Interlândia)
    Horário: 8h30 / 9h30 / 13h30
  • 09/05
    Palestra de Prevenção
    Local: Escola Municipal Ayrton Senna
    Horário: 13h30
  • 10/05
    Palestra de Prevenção
    Local: Escola Municipal Profª Josephina Simões
    Horário: 7h30 / 13h15
  • 13/05
    Palestra de Prevenção
    Local: Escola Municipal Clóvis Guerra
    Horário: 8h30 / 14h
  • 14/05
    Palestra de Prevenção
    Local: Instituto Nacre
    Horário: 9h40 / 13h10
  • 15/05
    Palestra de Prevenção
    Local: Nasce
    Horário: 9h
  • 15/05
    Palestra de Prevenção
    Local: RNA
    Horário: 14h
  • 16/05
    Palestra de Prevenção
    Local: Missão Vida
    Horário: 8h / 13h30
  • 21/05
    Palestra de Prevenção
    Local: Cras Norte
    Horário: 14h
  • 21/05
    Peça Teatral
    Local: Teatro Municipal de Anápolis
    Horário: 14h
  • 22/05
    Palestra de Prevenção
    Local: Cras Leste II
    Horário: 9h
  • 22/05
    Palestra de Prevenção
    Local: Cras Leste I
    Horário: 14h

Secom prefeitura de anápolis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *