26 de maio de 2024
Noticia e políticaSaúde e comportamento

Projeto Doador Destaque do Governo de Goiás estimula população a doar sangue

Estimuladas pelo projeto Doador Destaque, criado pelo Governo de Goiás por meio do Hemocentro, unidade da Secretaria Estadual de Saúde, mais pessoas estão se dispondo a doar sangue para abastecer instituições públicas e privadas de saúde, insumo que ajuda na recuperação de pacientes e é fundamental para salvar vidas. O tema foi abordado na edição desta segunda-feira (6) do programa O Mundo em Sua Casa.

O doador de sangue Valdivino Silveira é exemplo de pessoa que tem a doação como prioridade e já recebeu o cartão na categoria Ouro do projeto Doador Destaque, por ter feito 39 doações de sangue e plaquetas. “Comecei a doar sangue para ajudar o meu avô que, em 2021, sofreu um acidente e precisou receber várias bolsas de sangue. Me senti na obrigação de ajudar a repor o estoque. Desde então continuei a fazer doações normalmente, para ajudar mais pessoas”, afirmou ele. Outros doadores entrevistados reforçaram a importância do ato que pode salvar vidas.

O projeto Doador Destaque tem quatro categorias: Vermelha, para quem faz de três a dez doações; Bronze, de 11 a 15; Prata, de 16 a 20 e Ouro, a partir de 20 doações. Podem doar sangue pessoas com idade entre 18 e 69 anos, que tenham peso a partir de 65 quilos. Também devem estar em boas condições de saúde, não fazer uso de anti-inflamatório, estar bem alimentado e disposto a fazer a ajudar a quem precisa.

Por ABC Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *