24 de maio de 2024
Noticia e políticaSaúde e comportamento

Secretaria da Saúde de Goiás alerta sobre câncer de boca

Secretaria da Saúde (SES) alerta para os riscos do câncer de boca, que causou a morte de 224 pessoas no estado em 2023. A preocupação ganha destaque neste mês, com a campanha de prevenção Maio Vermelho, pois trata-se do quinto tipo de câncer com maior incidência entre a população – são 4,6% dos casos registrados e índice de óbitos de 3%.

Com o objetivo de conscientizar sobre a doença, a Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Spais) vai distribuir materiais informativos digitais, como cards e banners eletrônicos, aos municípios, por meio das suas 18 regionais. Está prevista também a realização de ‘live’ para impulsionar as discussões sobre o tema entre profissionais.

A orientação é para que as pessoas façam visitas periódicas ao cirurgião dentista, o que favorece a identificação de lesões suspeitas e o diagnóstico precoce. O serviço é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A importância do diagnóstico e tratamento precoces

“Oitenta por centos dos casos desse tipo de câncer têm cura, se diagnosticados no início e tratados da maneira adequada”, afirma a coordenadora de Saúde Bucal Especializada da SES, Maria de Fátima Nunes de Oliveira.

“O tratamento geralmente envolve cirurgia oncológica e/ou radioterapia. A avaliação é feita caso a caso”, acrescenta a coordenadora.

Fatores de risco

Entre as principais causas do câncer de boca e de parte dos tumores de orofaringe estão:

  • o tabagismo
  • e o consumo excessivo de álcool, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).
  • Obesidade
  • e baixo consumo de frutas e legumes também estão associados ao risco aumentado, conforme estudo do American Institute For Cancer Research.

Outro importante fator de risco para o câncer de lábio, é a exposição solar prolongada sem proteção. Ainda, parte dos casos tumores de orofaringe está relacionada à infecção pelo HPV.

“Essas informações estarão dispostas nos materiais gráficos, mostrando que as principais causas dessas doenças são hábitos que podem ser evitados ou modificados”, afirma o coordenador da Oncologia do estado, Kleber Junior Rodrigues Monteiro.

Sintomas

Entre os principais sintomas desses tipos de câncer, podem ser observadas:

  • lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias;
  • manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca) e bochecha;
  • nódulos (caroços) no pescoço
  • e rouquidão persistente.

Nos casos mais avançados, podem ocorrer ainda:

  • dificuldade de mastigação e de engolir,
  • dificuldade na fala,
  • sensação de que há algo preso na garganta.

Secretaria da Saúde – Governo de Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *