24 de maio de 2024
Noticia e políticaShows e Eventos

Atividades do Circuito das Cavalhadas começam nesta sexta

Evento terá abertura de exposição, lançamento de livro e divulgação do calendário oficial das encenações

(Foto: Divulgação)

A Secretaria da Cultura de Goiás (Secult) inaugura, nesta sexta-feira (10/5), às 8h30, a Exposição Circuito das Cavalhadas, no Museu da Imagem e do Som, em Goiânia. Durante o evento será divulgado o calendário oficial das encenações em 2024 e também o lançamento do fotolivro do circuito goiano.

A ação abre programação 2024 do Circuito das Cavalhadas, que este ano será realizado em 15 cidades, com aporte de R$ 4,4 milhões em recursos do Estado.

“Nossa missão é fortalecer o projeto de interiorização da cultura goiana com esse apoio aos municípios para montagem de cenário, compra de vestimentas e outras despesas das Cavalhadas em todo o Estado”, ressalta Yara Nunes, secretária de Estado da Cultura.  

EXPOSIÇÃO CIRCUITO DAS CAVALHADAS

A exposição tem a curadoria de Melissa Alves e Marcelo Soares, e é composta por obras de Valmir Neves e Viníciu Fagundes Bárbara, grafite da artista Thainá Junger, fotografias de Michelly Matos e vídeos da Kam Filmes. Valmir compõe a exposição com oito personagens das Cavalhadas em cerâmica, enquanto Viníciu concebeu três esculturas botânicas centrais, feitas com frutos secos (cápsulas) de espécies de árvores do Cerrado.

Já os vídeos revelam as singularidades das encenações dos 13 municípios participantes do Circuito das Cavalhadas em 2023, revelando uma nova perspectiva das festividades. Em conjunto, esculturas, fotografias, vídeos e grafite, retratam aspectos da cultura popular e da natureza de Goiás.

A exposição faz parte da política de educação patrimonial do governo estadual que visa fortalecer os laços dos goianos com as manifestações populares e tradicionais realizadas nos interiores, parte fundamental da identidade cultural de Goiás.

As obras também serão expostas em algumas cidades do circuito a fim de promover ações educativas junto às unidades de ensino e evidenciar a força das manifestações de fé, tradição e cultura.

FOTOLIVRO

Uma outra ação que será lançada, o fotolivro “Circuito das Cavalhadas”, foi produzido pela Secult Goiás, com apoio da Universidade Federal de Goiás e do Instituto Idheias. A obra traz um mapa das localidades que atuam na salvaguarda deste patrimônio com a realização ativa dos festejos.

O fotolivro possui 92 páginas com registros fotográficos de cristãos e mouros, princesas e personagens que atuam na manutenção do bem. Também traz informações sobre a origem das Cavalhadas e outras curiosidades.

O material conta com fotos de Michelly Matos, a organização de Pablo Fabion Lisboa, Thais Lobo e direção de arte de Edvaldo Pontes.

Serviço:
Abertura da Exposição Circuito das Cavalhadas
Data: Sexta-feira (10/05)
Horário: 8h30
Local: Museu da Imagem e do Som de Goiás
Endereço: Centro Cultural Marietta Telles Machado – Praça Cívica, nº 2, Centro – Goiânia

Secretaria da Cultura – Governo de Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *