24 de maio de 2024
Noticia e políticaSaúde e comportamento

Secretaria de Saúde de Goiás: Rede Hemo tem nota máxima do Programa de Qualidade

Hemocentro Coordenador, em Goiânia, encabeça rede avaliada com 100% pelo PNCQ

(Foto: Arquivo)

As nove unidades que compõem a Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo) atingiram 100% na avaliação do controle externo do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), que avalia a qualidade e desempenho das unidades do país.

O Hemocentro de Goiás tem seu desempenho avaliado desde 2020, mas esta é a primeira vez que todas as unidades da rede alcançam nota máxima no programa.

A certificação ocorreu devido à obtenção de 100% de acertos nos testes sorológicos realizados por toda a Rede Hemo em Goiás. Na prática, a certificação da Rede Hemo atesta qualidade dos hemocomponentes produzidos.

Além disso, destaca a instituição como centro de excelência laboratorial, o que significa que todos os exames feitos nas unidades da Rede Hemo alcançaram os resultados corretos, seja quando foram negativos ou positivos para a detecção do vírus HIV, da sífilis, hepatite e doença de Chagas.

REDE HEMO

Os resultados obtidos no PNCQ garantem que os testes laboratoriais do Hemocentro de Goiás atendam a todos os pré-requisitos exigidos pelo Ministério da Saúde e que o sangue e os hemocomponentes encaminhados para as maternidades e hospitais públicos do Estado são totalmente confiáveis e seguros.

Bimestralmente, as nove unidades da Rede Hemo de Goiás, em Goiânia, Catalão, Rio Verde, Jataí, Quirinópolis, Iporá, Porangatu, Formosa e Ceres realizam provas práticas e escritas sobre os processos relativos aos hemocomponentes.

Desde 2020, quando a Rede Hemo começou a realizar a avaliação, a média das unidades ficava em 96% de satisfação nos resultados, superando a meta estipulada de 90%. Na mais recente avaliação, as unidades atingiram o nível de excelência nos indicadores analisados, um feito, até então, inédito.

A diretora técnica da Rede Hemo, Ana Cristina Novais, reforça que o resultado indica a excelência nos serviços prestados em todas as unidades do Estado. “Essa avaliação nos mostra que há confiança e qualidade do serviço prestado, tanto na produção de hemocomponentes, quanto nos exames realizados no laboratório”, afirmou.

Secretaria da Saúde – Governo de Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *