26 de maio de 2024
Noticia e políticaSaúde e comportamento

HEMNSL orienta gestantes sobre a importância do exercício físico na Gestação

O curso faz parte da programação do Gestar Vidas e visa incentivar a prática de exercícios pelas gestantes para uma preparação física e psicológica para o momento do parto

A atividade física faz parte da vida.  Vivemos em movimento nas ações básicas como andar, sentar, subir, descer, entre outros, e conciliando essas ações a prática de exercícios, se tornam grandes aliados para a saúde. Na gravidez, os exercícios são essenciais. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que a gestante faça pelo menos 150 minutos de atividades físicas moderadas por semana.

No terceiro encontro do grupo Gestar Vidas, ocorrido na quinta-feira, dia 9, o Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), abordou o tema “Exercícios preparatórios para o parto”. Ministrado pela fisioterapeuta Jackeline Rocha, o curso contou com a parte teórica e prática.

Durante a exposição teórica, Jackeline abordou sobre as alterações que a gravidez provoca na mulher como: modificação corporal e postural, expansão torácica, hiperlordose etc.; os riscos na gestação; os benefícios dos exercícios físicos; e os exercícios que ajudam a se preparar para um parto normal como: hidroginástica, pilates, caminhada, alongamento pélvico, inclinação pélvica e agachamento.

Na aula prática, a fisioterapeuta fez exercícios com as gestantes de alongamento e alguns na bola. “As atividades físicas na gestação trazem benefícios específicos para a mãe e o bebê. Melhoram a oxigenação, ajudam a fortalecer os músculos que dão apoio à coluna e preparam o corpo para o parto”, afirmou a fisioterapeuta.

A aula agradou a todas. “É um aprendizado maravilhoso! Aqui, as explicações são claras e tiram todas as nossas dúvidas”, pontuou Vanusa Pereira, 37 anos, com 27 semanas de gestação. “Estar nesse grupo é muito bom. Não perco um encontro. E o carinho que os profissionais têm com a gente é muito gratificante”, avaliou Flaviane Machado, 35 anos, com 28 semanas de gestação.

Comemoração do Dia das Mães

Aproveitando a proximidade, o Dia das Mães foi celebrado de forma especial durante o encontro do grupo de gestantes. Organizado pelo Serviço Social e Recursos Humanos, as mães foram agraciadas com um delicioso coffee break, proporcionando momentos de confraternização e alegria. Além disso, foram surpreendidas com mimos carinhosos, tornando esse dia ainda mais memorável para todas as mães presentes.

Marilane Correntino (texto e fotos) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *