24 de maio de 2024
Direito e cidadaniaEducação e pesquisa

Anápolis: Procon orienta idosos sobre educação financeira e direito do consumidor

Além de palestras, evento conta com unidade móvel para atendimentos à população

O Procon Anápolis iniciou nesta terça-feira,14, uma série de oficinas educativas sobre direito do consumidor para o público da terceira idade. As palestras, realizadas no auditório do Sesc Jundiaí, fazem parte do projeto Procon Educa, desenvolvido pelo órgão com objetivo de promover educação financeira e orientações aos consumidores.

O primeiro dia do evento contou com a participação de mais de 50 idosos que fazem parte do grupo Vida Plena do Sesc. Para dona Josephine Silva, professora aposentada, a semana de orientações é fundamental para evitar prejuízos financeiros. “Foi uma troca de experiências. Já passei por muitas situações de golpes financeiros na minha família, mas com as instruções repassadas aqui me sinto mais confiante e preparada para evitar diversos problemas”, afirmou.

A palestra que abriu a semana de orientações foi ministrada pelo advogado Misael Antônio da Cruz, especialista em direito do consumidor e previdenciário. “A educação financeira é essencial para que as pessoas saibam organizar seu dinheiro para que no final do mês não sofram com a falta de recursos para itens essenciais”, frisou Misael.

A programação do evento, que conta com o apoio do Sesc e da OAB Anápolis, se estende até o dia 17, sexta-feira. “Muita das vezes, os idosos são facilmente enganados pela fragilidade ao entendimento das leis. Por isso, essa parceria realizada com o Sesc é fundamental para que os consumidores da terceira idade tenham clareza sobre os seus direitos e saibam se prevenir de possíveis golpes e prejuízos”, ressaltou Dulce Morais, coordenadora do departamento de educação e pesquisa do Procon.

Além das palestras, o projeto também conta com uma unidade móvel do procon disponível no local, das 09h às 12h e das 13h às 16:30, para realizar atendimentos e orientações à população. Para além do evento, todos os consumidores podem buscar o Procon por meio do Zap 24h pelo número (62) 3902-2882. Caso seja necessário atendimento presencial, basta se direcionar até a sede do órgão na Avenida Belo Horizonte, na Vila Jussara, das 8h às 18h.

Confira a programação completa:

Dia 15/05, às 09h
Tema: Direito Previdenciário – INSS
Palestrante: Tiago Macedo de Faria Pacheco (Presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/Anápolis).

Dia 16/05, às 14h30
Tema: Direito básico dos idosos
Palestrantes: Jéssica Passos Velasco (Advogada, membro da CAJ da OAB/Anápolis)

Dia 17/05, às 09h
Tema: Crimes e golpes financeiros aos idosos
Palestrante: Jefferson Isac dos Santos (Advogado, pós-graduado em Direito Público)

Secom Prefeitura de Anápolis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *