20 de julho de 2024

PORTAL NOSSO GOIÁS NOTÍCIAS

Portal de Conteúdos e Notícias

Educação e pesquisaNoticia e políticaShows e Eventos

Cultura de Goiás: Fica 2024 terá Sessão Saneago para apresentação de documentários

Sessão Saneago apresentará o documentário “Chapada em Modo Avião”, produzido pelo jornalista Victor Andrade.  

Lançamento será no dia 15 de junho, às 14h, no Cine Teatro São Joaquim.

A 25ª Edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) contará este ano com a Sessão Saneago, um espaço de apresentação de documentários sobre meio ambiente, com foco em recursos hídricos, acompanhado de mesa-redonda. 

O Fica acontece entre 11 e 16 de junho, na Cidade de Goiás, e é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em correalização com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE).

A Sessão Saneago apresentará o documentário “Chapada em Modo Avião”, produzido pelo jornalista Victor Andrade. No lançamento, que será realizado no dia 15 de junho, às 14h, no Cine Teatro São Joaquim, haverá uma sessão de perguntas e respostas, com participação de colaboradores da Saneago. 

Os cenários paradisíacos da Chapada dos Veadeiros, no Norte de Goiás, e os impactos positivos causados na vida do povo Kalunga com a chegada da água tratada e do ensino técnico são retratados no documentário. O filme mostra a população Kalunga – maior comunidade quilombola em extensão no Brasil.

Encontro de Escolas de Cinema 

A Companhia de Saneamento Goiás também é uma das apoiadoras do Fica. Além disso, irá disponibilizar gratuitamente copos de água potável para atender as cerca de 2 mil pessoas esperadas para o Encontro das Escolas de Cinema do Brasil Central e na Tenda Multiétnica, promovidos pela Universidade Federal de Goiás dentro da programação do festival. A Saneago irá dispor, também, bebedouros em pontos estratégicos do festival.

A programação completa do festival pode ser conferida no site oficial https://fica.go.gov.br/.

Evento multicultural

O Fica 2024 conta com uma vasta programação gratuita, com mostras competitivas, debates com grandes nomes do cinema nacional e internacional, atividades de cunho ambiental e atrações culturais. 

O festival conta com apoio do programa Goiás Social; das secretarias de Estado da Retomada; de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); Saneago; Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG); Serviço Social do Comércio (Sesc) e Prefeitura da cidade de Goiás. Este ano o evento também tem como apoiadores a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco),  Museu Nacional dos Povos Indígenas/Funai, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Grupo Kelldrin e Saga BYD.

OlhO Comunicação Estratégica

Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *