18 de julho de 2024

PORTAL NOSSO GOIÁS NOTÍCIAS

Portal de Conteúdos e Notícias

Noticia e políticaRádio, TV e teatroShows e Eventos

Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental contará com mostra de filmes da Fiocruz

Serão exibidos 12 horas de filmes produzidos por diversas áreas da instituição e com foco em saúde e ambiente. Essa é a segunda vez que a Fiocruz participa da mostra.

Considerado um dos mais importantes festivais de cinema ambiental do mundo, o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) contará com a participação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na sua 25° edição. O evento será realizado de 11 a 16 de junho, na cidade de Goiás, e abordará o tema “Tecnologia, Inovação e Mudanças Climáticas”.

O objetivo é trazer para os holofotes o debate sobre o papel da tecnologia na transição em direção a uma economia de baixo carbono e alinhar o festival com os debates que ocorrem rumo à COP-30, em 2025, na cidade de Belém. Esse ano o Fica já recebeu mais de 1.110 inscrições de filmes e documentários.

Serão exibidos 12 horas de filmes da Fiocruz produzidos por diversas áreas da instituição e com foco em saúde e ambiente. Essa é a segunda vez que a Fiocruz participa da mostra. No ano passado foi lançado no Fica o documentário “Saúde & Alegria”, que retrata, de forma emocionante e inspiradora, a resiliência das comunidades ribeirinhas que vivem no coração da Amazônia, às margens do rio Tapajós. A produção destaca o projeto Saúde e Alegria, que promove a saúde e garante a atenção às populações ribeirinhas, por meio de iniciativas comunitárias que se tornaram políticas públicas de saúde.

A Fiocruz também participará do painel “Mudança do Clima e Saúde: desafios e oportunidades em Tecnologia e Inovação”, no dia 14 de junho, a partir das 10h30, no Pátio do Rosário. Participarão da atividade o pesquisador sênior do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), Carlos Nobre (on-line); a pesquisadora do Observatório do Clima e Saúde da Fiocruz, Renata Grace (presencial), a vice-diretora da Fiocruz Brasília, Denise Silva (on-line) e a a pró-reitora de Pós-Graduação e Extensão da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Priscila Valverde. O coordenador de Saúde e Ambiente da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Guilherme Franco Netto (presencial), será o moderador do painel.

Além disso, a Fiocruz participará do júri da Mostra Competitiva Internacional Washington Novaes de Filmes com Temática Ambiental – exibe e premia filmes de qualquer duração de temática ambiental de todo o mundo. 

De acordo com Guilherme Franco Netto, a participação da Fiocruz acontece no âmbito da Prospecção Fiocruz Cerrados, iniciativa que criará as bases para a constituição de um espaço interativo e contínuo de articulação da instituição com a sociedade, poderes públicos, setor privado, entre outros, que desenvolvem ações nos territórios dos Cerrados, para identificar soluções de Ciência, Tecnologia e Informação (CT&I) em defesa e promoção da sociobiodiversidade dos Cerrados.

O Fica 2024 possui uma vasta programação gratuita, com mostras competitivas, debates com grandes nomes do cinema nacional e internacional, atividades de cunho ambiental e atrações culturais. 

A 25ª edição do festival é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em correalização com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE). Esse ano também terá uma novidade na programação com a inclusão da Mostra de Cinema Indígena e de Povos Tradicionais, voltada especificamente para realizadores indígenas, a mostra visa suprir uma lacuna no cenário do audiovisual brasileiro que conta ainda com poucas iniciativas com esse perfil.

O festival conta com apoio do programa Goiás Social; das secretarias de Estado da Retomada; de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); Saneago; Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG); Serviço Social do Comércio (Sesc) e Prefeitura da cidade de Goiás. Este ano o evento também tem como apoiadores a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Sobre o Fica – É o primeiro festival de cinema a abordar a temática ambiental do Brasil e um dos pioneiros no mundo. Tem por objetivo motivar reflexões e debates sobre a relação entre ser humano e natureza. Consolidado como um dos eventos mais expressivos no gênero, o festival é referência tanto no cenário nacional quanto internacional.

A cada ano, nas telas do histórico Cine Teatro São Joaquim, na cidade de Goiás, é exibido um recorte do que há de mais novo, relevante e inquietante em termos de filmes que tratam da relação entre ser humano e natureza. O Fica é também um fórum de debates ambientais de alto nível, reunindo sempre grandes pensadores e líderes internacionais para discutir o presente e o futuro do planeta e da humanidade.

Confira a lista de filmes que serão exibidos nas três sessões do Fica 2024 na programação oficial do festival no site: https://fica.go.gov.br/programacao-2/

Filme apresentado em 2023 no Fica: https://portal.fiocruz.br/noticia/fiocruz-lanca-documentario-saude-alegria-no-24o-fica

Documentário Saúde & Alegria: https://www.youtube.com/watch?v=USi1xFz8Ul0

OlhO Comunicação Estratégica

Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *