20 de julho de 2024

PORTAL NOSSO GOIÁS NOTÍCIAS

Portal de Conteúdos e Notícias

Educação e pesquisaNoticia e política

MEC publica novo catálogo de cursos superiores de tecnologia

A quarta edição do documento é totalmente digital e traz 25 novas graduações de tecnólogo

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou na quinta-feira, 6 de junho, a quarta edição do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST). O documento, totalmente digital, apresenta 25 novos cursos, abrangendo 153 graduações de tecnólogo. Os cursos superiores de tecnologia são conhecidos por ter uma formação mais focada no mundo do trabalho. 

Foto: Gaia Schüler

O catálogo é referência para os processos de autorização, de reconhecimento e de renovação de reconhecimento das graduações tecnológicas. Além disso, traz informações como carga horária, infraestrutura mínima para os cursos, possibilidades de atuação, perfil do egresso e legislação profissional.  

Processo participativo — A atualização do catálogo foi subsidiada por meio de consulta às instituições de educação ofertantes, com participação de todas as redes de educação profissional e tecnológica (EPT). Foram recebidas mais de 1,5 mil contribuições, todas analisadas pelo Comitê constituído pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC. O CNCST foi validado junto ao Conselho Nacional de Educação (CNE) e publicado pelo MEC por meio da Portaria nº 514, de 4 de junho de 2024.  

Áreas tecnológicas – Uma das novidades da atualização foi a inclusão de 37 áreas tecnológicas, com exceção apenas dos eixos produção alimentícia e segurança, que não foram subdivididos. Em razão das novas diretrizes curriculares nacionais da EPT, incorpora-se o conceito de áreas tecnológicas para estruturar a segmentação dos eixos tecnológicos e busca-se, de forma mais contundente, a identificação das possibilidades de itinerários formativos.  

Dentre os novos cursos do catálogo, destacam-se: mídias sociais digitais​; biotecnologia; cosméticos​; produção de cerveja; gestão de energia e eficiência energética; design educacional; e internet das coisas​. 

Assessoria Especial de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *