20 de julho de 2024

PORTAL NOSSO GOIÁS NOTÍCIAS

Portal de Conteúdos e Notícias

Noticia e políticaSaúde e comportamento

Hospital e Maternidade Dona Iris recebe unidade móvel do Hemocentro nesta quinta-feira (13/6)

Unidade da Prefeitura de Goiânia se junta à campanha nacional de incentivo à doação de sangue, Junho Vermelho

O Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI) e o Hemocentro de Goiás (Hemogo) realizam nesta quinta-feira (13/6), das 8 às 16 horas, uma coleta externa na unidade da Prefeitura de Goiânia, localizada na Alameda Emílio Póvoa, N°165, Vila Redenção. A ação tem como objetivo reforçar os estoques da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos – Rede Hemo, e celebrar o Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado no dia 14 de junho. Interessados em fazer uma doação de sangue ou se cadastrar como doador de medula óssea durante a ação no HMDI podem agendar um horário pelo telefone (62) 3956-8861.

Segundo a supervisora da Agência Transfusional do HMDI, Herika Costa, a demanda por sangue nas maternidades municipais de Goiânia é alta, visto que vários procedimentos/tratamentos podem levar o paciente a precisar de transfusões de sangue e, para isso, é preciso ter estoque. Ela destaca que, em 2023, foram utilizadas 687 bolsas de sangue na unidade municipal. “Esses hemocomponentes são usados para atender tanto as puérperas como pacientes de cirurgia eletivas ou de urgência e bebês prematuros da UTI neonatal”, conta.

Hérika explica que a transfusão nos bebês ocorre, por exemplo, para corrigir quadros de anemia, comuns em bebês prematuros; dificuldade respiratória; distúrbios de coagulação e até casos graves como na doença hemolítica do recém-nascido, que muitas vezes requer a “troca” de todo o sangue do bebê pelo sangue de um doador.

Para a supervisora, a campanha entre os colaboradores é um reforço sobre a importância da doação de sangue, um tecido vivo que não pode ser produzido e que é fundamental para salvar vidas. “Nós, enquanto profissionais de saúde, lidamos com o cuidado integral do paciente todos os dias e sabemos da importância da doação para o tratamento dos nossos pacientes. Doar sangue é um ato altruísta que todos que estão aptos deveriam se comprometer a fazer ao longo do ano. Aqui no HMDI estamos fazendo a nossa parte!”, disse.

Quem pode doar?
Herika explica que para fazer uma doação de sangue é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 quilos, apresentar documento oficial com foto e idade entre 16 e 69 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para a vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas.

“Para a doação é importante que o voluntário tenha dormido bem, pelo menos seis
horas na noite anterior, esteja alimentado, não tenha fumado nas últimas duas horas, após o almoço também é preciso aguardar duas horas para realizar a coleta, e se hidrate bem”, orienta Herika.

Já para se cadastrar como um doador de medula óssea é necessário atender os seguintes requisitos: ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico, e o cadastro pode ser feito durante a doação de sangue.

Serviço:
Assunto: Doação de sangue no Hospital e Maternidade Dona Iris – Unidade Móvel do Hemocentro
Data: 13/6/2024
Horário: Das 8 às 16 horas
Local: Hospital e Maternidade Dona Iris – Alameda Emílio Póvoa, N°165, Vila Redenção
Agendamento de doação: (62) 3956-8861

Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da UFG (Fundahc)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *