20 de julho de 2024

PORTAL NOSSO GOIÁS NOTÍCIAS

Portal de Conteúdos e Notícias

Noticia e políticaSaúde e comportamento

Saúde mental materna em pauta no HEMNSL

Nesta quinta-feira (13), o auditório do Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) sediou mais uma palestra importante sobre cuidados psicológicos durante a gravidez, ministrada pela psicóloga Viviane Ferro. Com sua abordagem acolhedora e empática, Viviane conduziu um diálogo profundo e necessário sobre os desafios emocionais que acompanham a gestação e o período pós-parto às futuras mães que fazem parte do grupo “Gestar Vidas”.

A psicóloga iniciou a palestra destacando que a gravidez é um período de intensas transformações físicas e emocionais. Nesse contexto, a futura mãe é bombardeada por uma avalanche de opiniões e conselhos, muitas vezes conflitantes, que podem gerar ansiedade e insegurança. Entre as principais opiniões que uma gestante pode ouvir estão as questões sobre alimentação e cuidados com a saúde. “‘Você precisa comer por dois’ é um dos conselhos mais comuns, embora desatualizado. O foco deve ser em uma alimentação equilibrada e saudável, ao invés de quantidade”, disse Viviane.

A psicóloga também mencionou o constante debate sobre a amamentação e a importância de respeitar os limites e as circunstâncias individuais de cada mãe, promovendo um ambiente de apoio ao invés de julgamento. Outra opinião muito falada é sobre o vínculo mãe-bebê. “Você vai se apaixonar pelo seu bebê à primeira vista é uma expectativa que pode não se concretizar para todas as mães, já que o amor maternal pode ser um processo gradual e que sentimentos ambíguos no início são normais”, enfatizou. 

Ela também abordou as opiniões sobre o cuidado com o bebê, conselhos e incentivou as gestantes a confiarem em seus instintos e a buscarem informações de fontes confiáveis. Ela reforçou que, “apesar das diversas opiniões e conselhos, cada mulher conhece melhor seu corpo e suas necessidades”. Após a palestra, muitas participantes relataram sentirem-se mais seguras e amparadas, entendendo que não estão sozinhas em suas inseguranças e que há espaço para dúvidas e dificuldades trouxe alívio e confiança para essas futuras mães.

Enxoval – Tradicionalmente, ao final da palestra, foram entregues kits de enxoval doados pelo grupo voluntário “Mãos Generosas” às mães que já estão próximas do momento do parto. Cada kit de enxoval contém roupinhas, fraldas de pano e descartáveis, produtos de higiene, mantas e outros mimos carinhosamente preparados pelo grupo. 

Criado pelo Serviço Social com o apoio da Capelania Hospitalar da unidade, o curso tem como objetivo proporcionar às futuras mamães uma gravidez tranquila por meio do esclarecimento de dúvidas sobre o período gestacional, abordando temas como Planejamento Familiar; Prevenção às DST/ AIDS; Aleitamento Materno; Aspectos emocionais na Gestação; Drogas na Gestação; Fertilização, Tipos de parto e Anestesia; Alimentação da Gestante; e Direitos da Mulher. O curso conta com 11 encontros e é realizado por uma equipe  multiprofissional da maternidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *