20 de julho de 2024

PORTAL NOSSO GOIÁS NOTÍCIAS

Portal de Conteúdos e Notícias

Noticia e políticaRádio, TV e teatroShows e Eventos

Fica 2024 promove intervenção de arte urbana no Centro Histórico da cidade de Goiás

Utilizando técnicas de spray e tinta acrílica, painel de grafite de artista goiana levou cinco dias para ficar pronto e retrata a biodiversidade do Cerrado. Mural está instalado temporariamente em frente ao Cine Teatro São Joaquim 

A cidade de Goiás foi presenteada com um painel grafitado de 38m² produzido pela artista goiana Thainá Junger. A obra de arte está temporariamente instalada em frente ao Cine Teatro São Joaquim e faz parte das atividades artísticas e culturais do 25º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), que acontece na cidade de Goiás até o próximo domingo (16/06). 

O Fica é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em correalização com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE). 

Para conferir a programação completa do festival, visite o site oficial do Fica: https://fica.go.gov.br/.

O tema escolhido para o painel foi cinema, meio ambiente e mudanças climáticas. Utilizando técnicas de spray e tinta acrílica, o trabalho levou cinco dias para ficar pronto e contou com a assistência da artista Rebeca Rios, estudante de artes visuais do Instituto Federal Goiano (IFG), campus cidade de Goiás. 

Thainá Junger explica o conceito da arte, que envolve a natureza do cerrado, e como, para ela, o cinema e a arte podem despertar a consciência ambiental: “O graffiti é uma forma vibrante e poderosa de expressão artística que pode transformar paredes urbanas em telas de mensagens impactantes. Produções audiovisuais também tem o poder de nos mostrar a beleza da natureza e os perigos da negligência ambiental. Essas histórias cinematográficas não apenas entretêm, mas também educam e inspiram ações em prol do meio ambiente”.

O prefeito da cidade de Goiás, Anderson Gouvea, agradece e reconhece a importância da arte para o despertar da consciência: “O 25º Fica está chamando toda a sociedade para essa reflexão a respeito da presença humana no planeta Terra. O Fica é muito rico e, dentre as belezas do festival, a cidade de Goiás recebe de presente uma pintura belíssima que retrata a natureza do Cerrado, com toda a sua biodiversidade”, relata.

De acordo com  o prefeito, a obra de arte deverá ser realocada para um lugar definitivo após o encerramento do festival. “Nós vamos escolher o melhor local para colocá-lo para que as pessoas possam identificar que aquilo é um fruto também do Fica. Ele precisa de um espaço que tenha uma altura ideal, talvez na porta da prefeitura, que é um lugar que está bem no centro da cidade”, sugere. 

Artista 

Thainá Junger, 28 anos, é artista visual autodidata e médica veterinária de formação. A paixão e o interesse pelas artes começaram ainda na infância e, desde 2015, se aprofunda no estudo de técnicas e materiais de desenho e pintura.  

No cenário artístico, atua desde 2019 produzindo principalmente murais, graffitis, telas e ilustrações utilizando técnicas de spray e tinta acrílica em diferentes superfícies. Suas artes possuem um conceito “tropical psicodélico” com cores bem vivas, estilo vetorizado e muitos elementos da cultura pop art, usados para representar, principalmente, a fauna, a flora e a natureza das mulheres com todo seu poder e grandiosidade, em sua essência mais selvagem e intuitiva.

Crédito da foto: Yan Rissatti

OlhO Comunicação Estratégica

Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *