18 de julho de 2024

PORTAL NOSSO GOIÁS NOTÍCIAS

Portal de Conteúdos e Notícias

Meio ambienteNoticia e políticaShows e Eventos

Cerimônia de premiação do Fica 2024 acontece neste domingo (16/06)

Serão divulgados os vencedores em cada categoria das mostras competitivas, além de menções honrosas. Além disso, carta redigida por crianças durante Fórum Infantil será entregue às autoridades. 

A cerimônia de premiação da 25ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) acontecerá neste domingo, (16/06), a partir das 10h, no Cine Teatro São Joaquim. Na ocasião, serão divulgados os vencedores, entregue os diversos prêmios em cada categoria, além de homenagens, menções honrosas e entrega da I Carta Infantil de Vila Boa para autoridades. 

O Fica é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em correalização com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE). 

Entre os dias 11 e 16 de junho, a cidade de Goiás foi palco para a exibição de mais de 100 filmes, painéis e debates, conferências, shows locais, regionais e nacionais, apresentações artísticas, oficinas e minicursos, além de exposições e ações de sustentabilidade. 

O festival conta com quatro mostras competitivas: Washington Novaes, Cinema Indígena e Povos Tradicionais, Cinema Goiano e Becos da Minha Terra. Para cada mostra serão concedidos prêmios que se diferem por categorias. Os valores variam de R$ 3 mil a R$ 35 mil. 

Nesta edição, foi realizado o I Fórum Infantil sobre mudanças climáticas. Durante meses, cerca de 300 crianças das redes municipal e privada participaram de diversas ações de conscientização e redigiram coletivamente uma carta com reivindicações para o meio ambiente e que, também, será entregue às autoridades durante a cerimônia de encerramento do festival. 

Evento multicultural

O Fica 2024 conta com uma vasta programação gratuita, com mostras competitivas, debates com grandes nomes do cinema nacional e internacional, atividades de cunho ambiental e atrações culturais. 

O festival conta com apoio do programa Goiás Social; das secretarias de Estado da Retomada; de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); Saneago; Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG); Serviço Social do Comércio (Sesc) e Prefeitura da cidade de Goiás. Este ano o evento também tem como apoiadores a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), The Nature Conservancy, MapBiomas, Museu Nacional dos Povos Indígenas/Funai, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Grupo Kelldrin e Saga BYD.

Obs: Os shows que acontecerão na Praça de Eventos contarão, nesta edição, com um espaço reservado para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. A área exclusiva está localizada no centro da praça, ao lado da mesa de som. 

OlhO Comunicação Estratégica

Secretaria de Estado da Cultura – Governo de GoiásCrédito da foto: Lucas DienerEm anexo: programação 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *