18 de julho de 2024

PORTAL NOSSO GOIÁS NOTÍCIAS

Portal de Conteúdos e Notícias

Noticia e políticaShows e Eventos

Fica 2024 realizou ação de recuperação de nascente com plantio de 40 árvores

Bacia do Chapéu de Padre é um importante corredor ecológico para a cidade de Goiás. Iniciativa busca promover um refúgio climático na região. 

A 25ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) contou com diversas ações de sustentabilidade como o projeto de recuperação e revitalização da nascente do Córrego do Chapéu de Padre na cidade de Goiás. No sábado, (15/06), uma importante ação aconteceu no local com o plantio de 40 espécies nativas do Cerrado.

O Fica é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em correalização com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE). 

A Bacia do Chapéu de Padre é um importante corredor ecológico para a cidade de Goiás. Com águas cristalinas, o rio abastece o município e é um importante elo entre as comunidades.  

A partir do plantio de 40 mudas de árvores, a ação de requalificação ambiental foi realizada no trecho entre a Biblioteca Seccional Câmpus Goiás – Cajuí (BSCGO Cajuí) e o Restaurante Universitário. A iniciativa busca oferecer soluções que promovam um desenho urbano-paisagístico adaptado à Crise Climática, valorizando a ancestralidade e a biodiversidade local. 

“É o rio que nunca seca aqui em Goiás. Ele abastece a cidade de Goiás e também é uma área, quando a gente está discutindo sobre cidades esponjas, importante para fazer a infiltração da água”, explica Camila Sant’Anna, coordenadora do projeto de recuperação do Chapéu de Padre.

Evento multicultural

O Fica 2024 aconteceu entre os dias 11 e 16 de junho e contou com uma vasta programação gratuita, com mostras competitivas, debates com grandes nomes do cinema nacional e internacional, atividades de cunho ambiental e atrações culturais. 

O festival tem o apoio do programa Goiás Social; das secretarias de Estado da Retomada; de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); Saneago; Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG); Serviço Social do Comércio (Sesc) e Prefeitura da cidade de Goiás. Este ano o evento também tem como apoiadores a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), The Nature Conservancy, MapBiomas, Museu Nacional dos Povos Indígenas/Funai, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Grupo Kelldrin e Saga BYD.

OlhO Comunicação Estratégica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *