18 de julho de 2024

PORTAL NOSSO GOIÁS NOTÍCIAS

Portal de Conteúdos e Notícias

Direito e cidadaniaNoticia e políticaSaúde e comportamento

Goiânia: Unidade de Saúde da Família Alto do Vale conclui mais um curso para gestantes

Ação teve como objetivo ajudar as futuras mamães a se prepararem para a chegada de seus bebês

Com o objetivo de apoiar gestantes da região, a Unidade de Saúde da Família (USF) Alto do Vale realizou mais um curso de preparação para a chegada dos bebês. Foram dois meses de encontros quinzenais conduzidos por uma equipe composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas e agentes comunitários de saúde. Um total de 16 gestantes participaram do grupo.

A gravidez geralmente envolve muitos sentimentos, dúvidas, ansiedade e adaptações na família, o que requer preparo. A cada encontro do curso, a equipe trabalha vários aspectos para que a gestante chegue ao final tranquila e segura. São tratados assuntos como nutrição, preparação para o parto e pós-parto, importância do aleitamento materno, orientação e cuidado com os recém nascidos. É também uma oportunidade para troca de experiências.

Durante os encontros, as gestantes são incentivadas a realizar o pré-natal de forma regular, prática fundamental para garantir a saúde da mãe e do feto. Além disso, as futuras mamães são alertadas sobre a importância dos exames de rotina, vacinação e a realização de ultrassonografias, que ajudam a monitorar o desenvolvimento do bebê.

Toda equipe contribui para uma gestação mais saudável e tranquila, desde os agentes comunitários, que lembram as mamães da próxima data de encontro, até os médicos, que prestam todo tipo de auxílio a elas. Nutricionistas orientam sobre a importância da dieta equilibrada para o desenvolvimento saudável do bebê.

Coordenadora técnica do Distrito Sanitário Noroeste, Larissa Rosa dá mais detalhes do grupo de gestantes que ocorre em várias unidades de saúde da Atenção Primária. “Esse programa é adotado pela prefeitura para ajudar as gestantes nesse momento em que elas passam por intensas mudanças físicas e emocionais. Quando as gestantes chegam à USF para fazer o pré- natal, já fazemos o convite para participar do grupo”.

Os grupos de gestantes do município têm desempenhado um papel fundamental no apoio às futuras mamães. “Após o acolhimento das gestantes, as equipes buscam realizar os trabalhos da forma mais dinâmica possível. Além das palestras, ocorrem dinâmicas interessantes no encerramento, há sorteio de roupinhas, kit de higiene e limpeza, kit berço, almofada de amamentação, fraldas e muitas outras coisinhas de que o bebê vai precisar”, diz Larissa.

Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *