20 de julho de 2024

PORTAL NOSSO GOIÁS NOTÍCIAS

Portal de Conteúdos e Notícias

Noticia e políticaSaúde e comportamento

Hospital Santa Helena: Referência em Crescimento e Humanização em Goiânia

Inaugurado em 10 de abril de 1957, o Hospital Santa Helena, em Goiânia, destaca-se como uma instituição de saúde pioneira e em constante evolução. Ao longo dos anos, tem acompanhado de perto as transformações no campo da saúde, investindo incessantemente em tecnologia e práticas assistenciais de excelência.

Com uma visão voltada para o futuro, o HSH tornou-se um dos principais centros de referência em atendimento de alta complexidade na região. Com uma estrutura ampla e atendimento em várias especialidades, reúne vários serviços disponíveis no segmento de saúde em um só lugar.

Entretanto, o compromisso do Hospital Santa Helena vai além do aspecto tecnológico e estrutura física. A instituição preza pelas boas práticas assistenciais e pela assistência humanizada, reconhecendo a importância do cuidado integral ao paciente. Uma equipe multiprofissional, dedicada à segurança e à qualidade, é fundamental nesse processo.

Uma iniciativa do HSH é o programa de assistência humanizada, que inclui também atividades fora do ambiente hospitalar. Os pacientes, sempre que em condições, têm a oportunidade de desfrutar de um passeio na praça, proporcionado pela equipe multiprofissional.  Essa prática, além de quebrar a rotina hospitalar, promove o bem-estar e contribui positivamente para o tratamento.

“A humanização no cuidado ao paciente é um dos pontos fortes para a recuperação. Um passeio ao ar livre, ver o sol e a natureza, melhora os níveis de ansiedade do paciente e o contato com a família estimula e dá forças para esse paciente. O trabalho da equipe multidisciplinar de forma humanizada dá conforto no momento mais difícil. Pensar que aquela pessoa que está no leito de hospital é o amor da vida de alguém, traz uma nova perspectiva para o tratamento. Inserir a família durante o processo de reabilitação e atividades garante melhores resultados, já que o carinho e o amor presentes ali são os combustíveis para que esse paciente volte para casa da melhor forma possível”, destaca a gestora da Fisioterapia, Thaís Melo.

Acolhimento que salva vidas

No dia 2 de março, o recém-ingresso na Faculdade de Medicina, Gustavo Melo chegou ao HSH como paciente, após sofrer um AVC, sendo imediatamente encaminhado para a UTI, onde foi sedado e intubado, teve que passar por cirurgia. Após uma árdua batalha de 18 dias, recebendo atenção e cuidados dedicados, Gustavo teve alta da UTI.

Em um gesto tocante, no dia do seu 21º aniversário, ele teve a oportunidade de desfrutar de um passeio na praça, acompanhado pelos pais e membros da equipe multiprofissional do Hospital. Para os pais, a dedicação e competência da equipe foram fundamentais para a recuperação gradual de Gustavo. Gustavo saiu do HSH em 19 de maio, e a família é muito grata a toda equipe do hospital, que deu todo o suporte necessário para sua plena recuperação.

“A gente teve um período muito angustiante. Mas poder ver o Gustavo, hoje, com a evolução que ele está tendo, a gente repete a todo instante que é um milagre.  A gente sabe que Deus usou anjos aqui no hospital, que intercedeu por ele. Toda a equipe do Hospital Santa Helena tem dado suporte para o Gustavo. A gente tem um apoio muito grande e é o que nos confortou e nos deu força para aguardar e poder estar aqui vendo essa melhora. Então, não tenho palavras a não ser agradecer a Deus pelo milagre que é a vida do Gustavo e toda a equipe que tem se dedicado ao máximo”, ressalta a mãe do paciente, Delma Melo.

“Eu já passei pelo Santa Helena há muitos anos atrás, a magnitude que tem e a excelência no atendimento de todos os funcionários, sempre solícitos em nos auxiliar, nos acalentar e tranquilizar, faz toda a diferença. Só tenho mesmo que agradecer.  E tendo, agora, a certeza que realmente o Gustavo vai voltar a estudar, vai ser um  médico, a gente  agradece a Deus, pois foram muitos dias angustiantes e com todo o cuidado recebido, Gustavo está provando que é muito forte”, destaca o pai, Leonardo de Melo.

O respeito, cordialidade e empatia aliados a assistência médica dá mais chances do paciente apresentar melhoras mais rápidas. Ao combinar tecnologia com atendimento humanizado, o Hospital Santa Helena estabelece uma relação mais humana entre profissionais, pacientes e familiares, promovendo saúde e o bem-estar da comunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *