20 de julho de 2024

PORTAL NOSSO GOIÁS NOTÍCIAS

Portal de Conteúdos e Notícias

ArtigosNoticia e políticaRádio, TV e teatroTurismo e hotelaria

Cinema: conheça cidades brasileiras que brilharam nas telonas como cenários de grandes filmes

No dia do cinema brasileiro vamos descobrir um pouco mais sobre esses destinos nacionais que abrilhantaram produções cinematográficas

Luz, câmera, ação! O Brasil é um país de vasta diversidade e riqueza, com lindas paisagens naturais, cultura vibrante e história fascinante. Esta combinação única faz de várias cidades cenários ideais para produções de grandes filmes. Não é por acaso que, com tantos potenciais cinematográficos, os brasileiros estejam se programando para realizar viagens durante este ano.

Crédito: MTur Destinos

Entre as tendências para 2024, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia estão no top três da lista de cidades desejadas, segundo a pesquisa Tendências de Turismo, divulgada pelo MTur. E não para por aí. Alter do Chão, no Pará, também está na relação de locais de maior interesse turístico!

Aperta o play e vamos juntos conhecer um pouco mais desses destinos e os filmes já realizados por lá.

Rio de Janeiro, RJ

Conhecida mundialmente por suas belezas naturais, a cidade maravilhosa é um cenário cinematográfico por excelência, tendo, inclusive um filme de animação chamado: “Rio”. E este não foi único que capital fluminense estrelou. Já são diversas produções que têm os cenários cariocas como pano de fundo.

Mas o que explicar tamanho sucesso? Os cartões postais do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar e as famosas praias de Copacabana e Ipanema que atraem turistas de todo o mundo. Outro fator é a cultura do samba e do Carnaval, que adicionam um ritmo vibrante ao cotidiano carioca. Além disso, o Rio abriga tesouros históricos como o Mosteiro de São Bento e o Palácio do Catete, que enriquecem qualquer narrativa com um toque de história.

Salvador, BA

A primeira capital do Brasil, é um verdadeiro tesouro cultural e o Pelourinho, foi o cenário ideal para o filme nacional “Ó Paí, Ó”. Com suas ruas de paralelepípedos e arquitetura colonial colorida, o bairro é repleto de histórias e personagens reais. A cidade é também um centro de manifestações culturais como o samba-reggae, o axé, a capoeira e o carnaval de rua. As praias, como a do Farol da Barra, e as ilhas da Baía de Todos os Santos proporcionam um cenário natural encantador. A culinária baiana, rica em sabores africanos, completam uma experiência sensorial inesquecível.

São Paulo, SP

A metrópole brasileira que nunca dorme é contada na história da personagem Val, no filme “Que Horas Ela Volta?”. Com sua arquitetura moderna e diversificada, parques urbanos como o Ibirapuera e uma vibrante cena cultural, a cidade tem opções para todos os gostos. A Avenida Paulista, com seus museus e centros culturais, é o coração da capital paulista, não sendo menos importante o centro histórico, com a conhecida Catedral da Sé, que adiciona profundidade história àquela região. São Paulo é perfeita para filmes que exploram temas contemporâneos, sociais e históricos.

Alter do Chão, PA

As belezas paradisíacas do Pará estão nesse local, que foi inspiração para as gravações do filme “Tainá – Uma Aventura na Amazônia”. A charmosa vila faz parte do município de Santarém (PA). Famosa por suas praias de areia branca e águas cristalinas do Rio Tapajós, Alter do Chão é frequentemente chamada de “Caribe Amazônico”. Com sua proximidade com a Floresta Amazônica oferece uma exuberante vegetação tropical e uma rica biodiversidade, ideal para filmes de aventura, natureza e ecoturismo.

Esses são apenas alguns dos destinos incríveis que só o Brasil tem, onde cada uma dessas cidades oferece uma combinação única de atrativos turísticos que podem ser explorados em filmes, proporcionando cenários variados e ricos em história e cultura.

CONHEÇA O BRASIL – O Ministério do Turismo, junto ao governo federal, dá uma ajudinha para os casais que gostam de “turistar” e conhecer destinos variados lado a lado. O MTur já lançou diversos programas que incentivam o brasileiro a conhecer o país dentro da iniciativa Conheça o Brasil.

O programa tem o objetivo de incentivar e facilitar as viagens dos brasileiros pelo país. Entre as propostas da iniciativa estão: a ampliação da conectividade e mobilidade entre destinos nacionais, com especial ênfase nas localidades turísticas regionais, e o aumento do número de turistas nos destinos brasileiros, estimulando a geração de negócios aos prestadores de serviços turísticos e fomentando a competitividade no setor.

O programa também intensifica a geração de emprego e renda nas comunidades que recebem visitantes, promovendo, assim, um impacto positivo e sustentável no desenvolvimento econômico local.

Por Fábio Marques

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *