20 de julho de 2024

PORTAL NOSSO GOIÁS NOTÍCIAS

Portal de Conteúdos e Notícias

Educação e pesquisaMeio ambienteNoticia e política

Emater: Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária vai doar safra de pequi para OVG

Frutos que serão doados são cultivados na Estação Experimental Nativas do Cerrado, em Goiânia (Foto: Emater)

O presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia, assina com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) um termo de doação da safra de pequi deste ano. A iniciativa é para contribuir com a alimentação de milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social atendidas pela instituição.

A parceria foi firmada durante visita da diretora geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, e equipe à sede administrativa da Emater.

“O pequi é um fruto nativo do Cerrado e símbolo da culinária do Estado de Goiás. No ano passado, a produção bateu recorde. Colhemos mais de 10 toneladas e devido a alta produção, doamos 7,5 toneladas para o Banco de Alimentos da OVG”, relembrou o presidente da Emater, Rafael Gouveia.

A diretora geral da OVG, Adryanna Caiado, comemora a parceria e ressalta a importância das doações para manter o trabalho junto às famílias assistidas pela instituição.

Emater Goiás e OVG assinam termo de doação da safra 2024 de pequi

“O Banco de Alimentos da OVG hoje conta com as doações de empresas e instituições para garantir alimentos de qualidade na mesa de milhares de goianos em todo estado”, pontua.

Durante a visita, o presidente da Emater, Rafael Gouveia, convidou toda a Diretoria da OVG para conhecer o viveiro de mudas de pequi e o jardim clonal, que ficam na sede da instituição.

Os frutos que serão doados são cultivados na Estação Experimental Nativas do Cerrado da sede do órgão, em Goiânia. Neste local, estão plantados cerca de mil pés do pequi. Além disso, a Emater possui o maior banco de germoplasma de pequi no mundo, onde reúne diferentes variedades de pequi encontradas na natureza, em diversas cidades e estados, por meio de clonagem e enxertia.

As plantas que fazem parte do banco estão distribuídas nas unidades de pesquisa da agência em Goiânia, Anápolis, Porangatu e Araçu.

OVG

A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) é uma entidade sem fins lucrativos que proporciona dignidade e respeito ao investir na cidadania por meio de programas sociais. O trabalho, realizado em parceria com o Governo do Estado, prefeituras municipais e instituições da sociedade civil, beneficia diversos segmentos da população, como crianças, adolescentes, idosos, estudantes, gestantes, vítimas de queimaduras e famílias em situação de vulnerabilidade social de todos os 246 municípios goianos.

O Banco de Alimentos beneficia milhares de pessoas vulneráveis em Goiás. No ano passado, a iniciativa doou 1,2 mil toneladas de alimentos in natura, além de quase 500 mil pacotes de frutas desidratadas e Mix do Bem.

Antes de chegar nas mãos dos beneficiados, as frutas, legumes e verduras são separadas e higienizadas antes da doação para garantir a qualidade dos produtos e a dignidade de quem os recebe. Os alimentos são doados por concessionários, permissionários e pequenos produtores, que se unem e repassam os produtos para a OVG.

A equipe do Banco de Alimentos também orienta as famílias e as entidades sociais sobre como evitar o desperdício de frutas e hortaliças, higienização e cuidados no armazenamento. As ações de conscientização contribuem para que as pessoas consigam aproveitar ao máximo as doações que recebem e tenham refeições saudáveis, garantindo mais segurança alimentar a todos.

Com informações da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária de Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *