18 de julho de 2024

PORTAL NOSSO GOIÁS NOTÍCIAS

Portal de Conteúdos e Notícias

Noticia e políticaShows e Eventos

Trindade: Prefeitura lança Operação Romaria 2024

A prefeitura contará com cerca de 2 mil colaboradores para atuar em diferentes áreas do município, como na fiscalização de trânsito e de posturas, na saúde, na comunicação e no apoio aos turistas e romeiros, entre outras atividades.

A Prefeitura de Trindade realizou nesta quinta-feira (27/06), o lançamento da Operação Romaria 2024, no Portal da Fé. O evento que atrai milhares de fiéis de todo o Brasil, será acompanhado de perto por um contingente integrado de policiais militares, civis, bombeiros e agentes de trânsito.

Além das equipes da Prefeitura de Trindade, e a parceria do Governo do Estado de Goiás, que se estende ao apoio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e a Goiás Turismo. E a presença de representantes de Igreja Católica.

A Operação Romaria 2024 visa garantir a ordem pública, prevenir incidentes e promover o bem-estar dos visitantes que participarão das celebrações na cidade. A segurança será reforçada em todos os pontos estratégicos, incluindo locais de peregrinação e acessos aos principais eventos religiosos.

A prefeitura contará com cerca de 2 mil colaboradores para atuar em diferentes áreas do município, como na fiscalização de trânsito e de posturas, na saúde, na comunicação e no apoio aos turistas e romeiros, entre outras atividades.

Serão disponibilizados seis pontos de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde, para atender a comunidade e as pessoas que irão passar pela cidade. São eles na Barraca da OVG, no Portal da Fé, na Matriz do Divino Pai Eterno, no Santuário Basílica, na local onde é realizado a Missa Campal e outro no Carreiródromo. Além de uma Unidade de Suporte Avançado instalada na UBS Centro, na avenida Manoel Monteiro.

Está também será uma Romaria ecológica, focada na preservação do meio ambiente e no trabalho de conscientização. A coleta seletiva no município de Trindade está em processo de implantação, atualmente a prefeitura possui seis Ecopontos já instalados em diferentes pontos da cidade. E em breve, outros 3 serão implantados.

Cada Ecoponto possui espaço para armazenar materiais eletrônicos, pilhas e baterias, plástico, vidro e papel. O município possui uma parceria com a empresa que faz a coleta nos ecopontos e que dá a destinação correta do material reciclável recolhido. Esses contêiners são de extrema importância para a coleta seletiva, além de facilitar para a população o descarte correto do lixo que pode ser reciclado.

A Prefeitura de Trindade também instalou cerca de 500 latões de lixo ao longo da rodovia e dentro da cidade onde o fluxo de pessoas durante esse período é maior.

A cidade conta também com pontos de coleta instalados pelo Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, nas proximidades da igreja.

O Padre Marco Aurélio, reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, pontuou que para “que essa festa aconteça é preciso a colaboração de todos, e como foi bonito ver ao longo dessa preparação como todos se empenharam”.

Fabricio Amaral, presidente da Goiás Turismo, representou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Na ocasião destacou que a segurança é um fator determinante para o turismo, afinal são centenas de famílias que vêm para Trindade exercer a sua fé, e por onde passam no estado e quando chegam à cidade encontram segurança.

Além das medidas de segurança, a Prefeitura também está coordenando esforços para oferecer serviços essenciais aos visitantes, como atendimento médico emergencial, pontos de apoio turístico e orientação ao público. A operação contará com tecnologia avançada de monitoramento e comunicação através da Secretaria Municipal de Segurança Pública, permitindo uma resposta rápida e eficaz a qualquer situação que demande intervenção.

Sub-comandante do 16º Comando Regional da Polícia Militar, Tenente Coronel Alex Neves, afirmou que no planejamento da Operação Romaria 2024, a Polícia Militar está mobilizando milhares de policiais de diversas unidades, como o Comando do Policiamento da Capital, o Comando de Missões Especiais, o Comando Regional que envolve 20 cidades e diversas outras estruturas de inteligência e tropas especializadas.

“Então nosso planejamento já está sendo feito há mais de 4 meses, e iniciamos as nossas ações há mais de um mês, trabalhando nas questões preventivas e a partir de agora, na ação mais ostensiva pronto para dar segurança para o nosso romeiro, e a nossa população precisa para esse grande evento”, disse Neves.

Coronel Abdala, Comandante Regional do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, afirmou que a corporação já vem focada nesse planejamento em conjunto. Além do suporte realizado, a cidade possui o 15ª Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, localizado no Bairro Santuário e também um Posto Avançado, localizado na GO-060, próximo ao Parque dos Romeiros e de onde será instalada a Barraca da OVG.

“O corpo de bombeiros já vem preparado para essa operação Romaria e estará pronto também para trabalhar em conjunto com a Polícia Militar e a Polícia Civil, para poder dar o suporte e segurança para toda nossa sociedade”, disse o Coronel Abdala.

Segundo a delegada da 16ª Delegacia Regional da Polícia (DRP) em Trindade, Silvana Nunes, o efetivo da PC também está preparado para a Romaria deste ano, com a expectativa de superar os bons índices de 2023. “Estamos preparados para que essa seja uma romaria mais segura ainda que a do ano passado, após um longo planejamento”, contou Silvana.

Segundo o delegado do 1º DP de Trindade, Rafael Borges, a PC contará com cerca de 200 agentes trabalhando diariamente na Romaria. “Nós teremos por volta de 200 policiais civis empenhados por dia, nessa função de segurança, prevenção e de repressão a eventuais crimes de aconteçam na romaria”, afirmou Rafael.

No dia 04 de julho, quinta-feira, será realizado o Desfile de Carros de Boi da Romaria 2024, a concentração será na praça da antiga cadeia, com início do desfile às 7h30 na Igreja Matriz. No mesmo dia será realizado o Desfile de Cavaleiros e Muladeiros, a concentração será às 11h, na Alameda Barro Preto, com início do desfile às 13h.

As apresentações musicais terão início no dia 5 de julho (sexta-feira), com Israel e Rodolfo, Ralf e DJ Rodrigo Bravo. E serão encerradas no dia 6 de julho (sábado), com shows dos cantores Hungria, Paraná e DJ Rodrigo Bravo.

Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Trindade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *