20 de julho de 2024

PORTAL NOSSO GOIÁS NOTÍCIAS

Portal de Conteúdos e Notícias

Noticia e políticaSaúde e comportamento

Hugol e Forças de Segurança Pública do Estado de Goiás realizaram mutirão de doação de sangue na última sexta-feira, em Goiânia

A ação teve como objetivo, encerrar a Campanha Junho Vermelho com uma alta nos estoques do Banco de Sangue do Hugol para as férias de Julho

O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em parceria com as Forças de Segurança Pública do Estado de Goiás, realizaram um mutirão de doação de sangue nesta sexta-feira, no Banco de Sangue do Hugol. O objetivo da ação foi encerrar a Campanha Junho Vermelho com uma alta nos estoques para as férias de Julho.

A ação foi organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da unidade e contou com a presença da Polícia Penal, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás e Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana (Rotam). De acordo com o Presidente da Cipa do Hugol, Ricardo José de Mesquita, a parceria teve um só objetivo: salvar vidas através da doação de sangue. “Nesse mês de férias, aumenta o número de acidentes e consequentemente o número de pacientes que precisam de transfusão. Daí a importância de manter um estoque alto para o começo de julho. Estamos todos juntos em prol da doação de sangue e salvar vidas”, explicou.

Ricardo reforça que o mutirão de doação não foi só para as forças de segurança pública, toda a população pôde contribuir, seja doando sangue, seja divulgando a ação. O Banco de Sangue do Hugol funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h30, e aos sábados, das 7h às 12h. Vale lembrar que doações de sangue salvam vidas durantes todo o ano. Por isso, sua doação é sempre bem-vinda.

Critérios para doação de sangue

Qualquer pessoa pode doar sangue, desde que sejam respeitados os critérios para proteção tanto do doador quanto do receptor. São eles:

– Estar saudável;

– Não estar gripado, resfriado ou febril;

– Ter peso acima de 50 kg;

– Ter entre 18 e 69 anos;

– Estar descansado e alimentado;

– Não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva a menos de 1 ano;

– Não ter realizado procedimentos endoscópicos nos últimos 6 meses;

– Não estar em uso de antibióticos e antifúngicos nos últimos 14 dias;

– Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

– Não ter evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue;

– Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.

Para mais informações ou dúvidas, entre em contato com a Unidade de Coleta e Transfusão do Hugol, pelo número: (62) 3270-6662 ou pelo WhatsApp: (62) 3270-6661.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *