18 de julho de 2024

PORTAL NOSSO GOIÁS NOTÍCIAS

Portal de Conteúdos e Notícias

Educação e pesquisaNoticia e política

Prefeitura reabre Museu de Arte de Goiânia após manutenção e reparos na estrutura do prédio

Reabertura para visitação acontece nesta terça-feira (2/7), às 19h, com exposição nacional “Mulheres na Gravura Brasileira”, lançamento da edição especial do ArteDoor e apresentação da Orquestra Sinfônica de Goiânia

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), reabre, na próxima terça-feira (2/7), às 19h, o Museu de Arte de Goiânia (MAG), localizado no Bosque dos Buritis, Setor Oeste. O evento integra a programação da celebração dos 82 anos do Batismo Cultural da cidade e conta com a exposição nacional “Mulheres na Gravura Brasileira”, além do lançamento da edição especial do projeto ArteDoor e apresentação da Orquestra Sinfônica de Goiânia.

Fotos: Secult

Com funcionamento somente interno e administrativo por alguns meses, o MAG recebeu reparos na estrutura elétrica, hidráulica, pintura, fachada e as obras das exposições permanentes passaram por restauro e limpeza. “Museu é sempre um lugar que merece atenção, cuidados e respeito por toda sua história. O nosso MAG guarda arquivos importantíssimos, obras renomadas e diz muito sobre a história de Goiânia. Estou muito feliz em poder participar e contribuir com este momento de reabertura. Vamos comemorar o Batismo Cultural em grande estilo, como nossa cidade merece”, afirma o prefeito Rogério.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Eduardo de Souza, reabrir o MAG foi um grande anseio por parte da comunidade e da classe artística. “Após alguns reparos, o museu estará novamente aberto à população e isso nos enche de alegria. É um prédio muito antigo, que requer recorrentes intervenções, precisa de cuidados constantes e ainda tem detalhes que precisam ser reparados. É um local cheio de memórias da nossa cidade e nada mais certo do que reabrir na semana do Batismo Cultural. Será uma noite linda, com Orquestra e uma exposição maravilhosa”, convida o secretário.

Exposição
A exposição “Mulheres na Gravura Brasileira” traz as mais importantes gravadoras nacionais, como Regina Kartz, Maria Leontina, Maria Bonome, Anna Letycia, Dineia Dutra, Fayga Ostrower, entre outras. É resultante da junção de duas colações: Bassi-Fratus e MAG, ambas com as mais variadas técnicas da gravura: litografia, gravura em metal, serigrafia, monotonia, maneira negra e mais.

Essas mulheres, entre muitas outras, contribuíram de maneira fundamental para a gravura brasileira, enriquecendo-a com suas visões únicas e ampliando os horizontes dessa forma de arte. Elas não apenas conquistaram seu espaço em um meio predominantemente masculino, mas também abriram caminho para futuras gerações de gravuristas, transformando a cena artística do Brasil.

ArteDoor
Em sua reabertura, o MAG recebe a exposição ArteDoor – edição especial pelo Batismo Cultural. O projeto é realizado por meio da parceria entre Secult e Associação Goiana de Artes Visuais (Agav). No total são 82 obras, 20 projetadas virtualmente e 62 expostas fisicamente no MAG. Todas elas serão impressas em 82 outdoors espalhados pela cidade durante o mês de julho.

MAG
Inaugurado no dia 20 de outubro de 1970, o Museu de Arte de Goiânia (MAG) funcionou nos seus primeiros tempos na Praça Universitária. Destinado às artes visuais, o MAG foi transferido para o Bosque dos Buritis em 1981. Centenas de obras, de diferentes linguagens artísticas, compõem o seu acervo, formado pelos nomes de maior representatividade da arte brasileira, como Siron Franco, Antônio Poteiro, Frei Confaloni, DJ Oliveira, Gustav Ritter, Cleber Gouvêa, Amaury Menezes, Maria Guilhermina e outros.

O horário de funcionamento do MAG é de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. Sábado, domingo e feriado, das 8h às 18h.

Serviço
Assunto: Prefeitura reabre Museu de Arte de Goiânia
Data: 2 de julho (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Museu de Arte de Goiânia – Bosque dos Buritis – Setor Oeste

Com informações da Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *