20 de julho de 2024

PORTAL NOSSO GOIÁS NOTÍCIAS

Portal de Conteúdos e Notícias

Noticia e políticaSaúde e comportamento

Secretaria da Saúde de Goiás realiza ações de prevenção às hepatites virais

Ações envolvem realização de teste rápido, que contribui para diagnóstico de hepatites B e C (Foto: Saúde)

A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) realiza neste mês uma série de ações voltadas à prevenção e tratamento das hepatites virais. As atividades integram a programação da campanha Julho Amarelo, realizada em todo estado com o objetivo de chamar a atenção da população sobre a gravidade dessa enfermidade e a importância da adoção de medidas preventivas, monitoramento e diagnóstico precoce.

HEPATITES VIRAIS

A hepatite viral é um grave problema de saúde pública. Ela acomete o fígado, causando inflamação que pode variar de leve a acentuada. Grande parte dos portadores de hepatite viral não sabe que está com a doença pelo fato de ser uma infecção silenciosa, que inicialmente não apresenta sintomas clínicos evidentes.

Existem cinco vírus causadores das hepatites (A, B, C, D e E). A superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde da SES-GO, Paula dos Santos Pereira, informa que a doença pode evoluir para a forma crônica, quando o agente for o vírus da hepatite B (HBV) ou o vírus da hepatite C (HCV).

A transmissão da hepatite B pode ocorrer pelo compartilhamento de agulhas, seringas e material de manicure e pedicure; pela relação sexual, o que a caracteriza como uma doença sexualmente transmissível; e, também, pela forma vertical, de mãe para o filho, durante a gestação. Já a transmissão do vírus da hepatite C acontece principalmente pela via parenteral.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) 2022 indicam que, em 2022, cerca de 254 milhões de pessoas no mundo são portadores de hepatite B e aproximadamente 50 milhões têm a hepatite C.

Em Goiás, conforme as notificações da SES-GO, entre 2019 e 2023 foram confirmados 3.430 casos de hepatites B e C. Desses, 1.688 (49,2%) são casos de hepatite B e 1.742 (50,8%) de hepatite C.

Paula dos Santos Pereira assinala que a SES-GO atua continuamente com o desenvolvimento de ações preventivas à hepatite B, em especial com a realização de testes rápidos e com a distribuição de preservativos.

TESTE RÁPIDOS E VACINA

Os testes rápidos, eficazes no diagnóstico dos vírus B e C, são realizados em todas as unidades básicas de saúde do estado. Já os preservativos são distribuídos em eventos realizados durante todo o ano em auditórios, universidades, shoppings, parques e terminais rodoviários, entre outros locais de grande aglomeração.

A hepatite B também pode ser prevenida por meio de vacina, disponibilizada pela SES-GO para bebês, adolescentes, adultos e gestantes não-vacinadas. A superintendente enfatiza as pessoas com diagnóstico de hepatite viral são encaminhadas para o tratamento nos Serviços de Assistência Especializada (SAE) totalizando 22 serviços distribuídos nos municípios do Estado.

Ações alusivas ao Julho Vermelho:

  • Capacitação de profissionais da Regional de Saúde Nordeste 2
    Data – 2 a 4 de julho
    Local – Posse
  • Realização de Testes Rápidos
    • Data – 30 de julho
    • Local – Hospital Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz
  • Distribuição de Testes Rápidos
    2023 – 334.120 testes rápidos para Hepatite B
    314.650 testes rápidos para Hepatite C 2024 – 155.825 testes rápidos para Hepatite B
    159.585 testes para Hepatite C

Confira aqui as unidades dotadas de Serviços de Atenção Especializada

Com informações da Secretaria da Saúde de Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *