20 de julho de 2024

PORTAL NOSSO GOIÁS NOTÍCIAS

Portal de Conteúdos e Notícias

Noticia e políticaShows e Eventos

Visitas guiadas gratuitas na Cerrado Galeria são opção de programa cultural

Uma vez por mês, a doutora em História Anna Paula Daher apresenta informações sobre os artistas e cada uma das obras expostas aos participantes

Aproximar a população das obras de arte, democratizando o acesso à cultura e difundindo o conhecimento. Esse é o objetivo da unidade da Cerrado Galeria em Goiânia, ao promover visitas guiadas às peças em exposição, de forma gratuita para pessoas de todas as idades. A cada mês, sempre num sábado, é realizada uma visita guiada, que representa também uma opção de programação cultural, inclusive durante as férias escolares, como neste mês de julho.


A diretora da unidade de Goiânia, Júlia Mazzutti, reforça que possibilitar o acesso às obras do espaço de maneira mais próxima e detalhada é uma ação relevante tanto para o público quanto para a própria galeria, que desempenha um papel social, inclusive. “As visitas guiadas são um importante recurso para a formação do público e a democratização da arte, tendo um cunho cultural e educacional. Por meio delas, a galeria consegue trazer mais frequentadores e aproximá-los dos assuntos tratados pelos artistas de maneira leve e participativa”, destaca.
A professora e doutora em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Anna Paula Daher, é a responsável por guiar os participantes nessas visitas, que têm início sempre às 11 horas e cerca de uma hora de duração. Há dois tipos de visitas guiadas: uma em que ela aborda a exposição de um determinado artista que esteja em cartaz na galeria no momento e outra em que fala sobre as obras dos diversos artistas que compõem o acervo do espaço.
Esses dois tipos variam em cada mês, de acordo com a programação da Cerrado Galeria. Durante as visitas, Anna Paula Daher realiza apresentações que contêm informações sobre a trajetória de cada artista, as técnicas utilizadas por eles e os detalhes de cada trabalho exposto, fazendo também uma contextualização com a História da Arte.

Como participar
Os interessados em participar das visitas guiadas na Cerrado Galeria precisam apenas comparecer ao evento, sem necessidade de realizar agendamento. As visitas fazem parte das atividades regulares da galeria, mas o sábado em que elas são realizadas muda a cada mês por causa da programação do espaço, que engloba ainda abertura de mostras e participação em eventos de arte, entre outras ações.
A equipe da Cerrado Galeria sempre informa ao público o sábado escolhido para a realização da visita guiada em cada respectivo mês pelo perfil no Instagram @cerrado.galeria. Não há limite mínimo ou máximo de idade para a participação e cada visita guiada contempla até 80 pessoas. Se o número de interessados for superior a esse, a galeria pode promover outra sessão.
Caso grupos grandes pré-definidos, como turmas escolares ou de universidades, desejem fazer a visita guiada, é necessário entrar em contato pelo telefone (62) 99306-9610. Assim, será agendado um dia específico para essa visita, fora da programação normal, mas também de maneira gratuita. A Cerrado Galeria está localizada na Rua 84 nº 61, no Setor Sul, em Goiânia.

Sobre a Cerrado Galeria
Fundada pelos empresários Lucio Albuquerque, Antônio Almeida e Carlos Dale em 2023, a Cerrado Galeria tem como intuito refletir o mundo a partir do Centro-Oeste do Brasil. Sua criação une mais de 30 anos de experiência e tem o objetivo de impulsionar a expansão da arte no território brasileiro, promovendo o cenário artístico regional. Assim como homenageia em seu nome o bioma da região onde está, a galeria destaca questões que envolvem ecologia, processos históricos e sociedade, evidenciando diversas manifestações culturais.


Para isso, a galeria promove mostras individuais e coletivas, conversas públicas, ações educativas e outras atividades voltadas ao desenvolvimento da produção e do mercado de arte na região, assim como sua circulação e presença no Brasil e no mundo. Em Goiânia, a Cerrado Galeria ocupa a casa modernista projetada por David Libeskind na Rua 84, no Setor Sul, conservando azulejos originais que são um marco da arquitetura goiana. Já em Brasília, há uma unidade no Lago Sul, mesma região que receberá, em breve, um novo espaço da Cerrado Galeria.

Serviço
Visitas guiadas às exposições de arte na Cerrado Galeria
Data: uma vez por mês (o sábado escolhido em cada respectivo mês é informado pelo Instagram @cerrado.galeria)
Horário: das 11 às 12 horas (sempre num sábado)
Local: Cerrado Galeria (Rua 84, nº 61 – Setor Sul, Goiânia)
Entrada: gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *