18 de julho de 2024

PORTAL NOSSO GOIÁS NOTÍCIAS

Portal de Conteúdos e Notícias

Noticia e políticaShows e Eventos

Jovens desenhistas iniciam formação gratuita na Escola Goiana de Desenho Animado

Através de curso e oficinas gratuitas, projeto busca aprimorar habilidades, revelar talentos e fortalecer a cena da animação local. Programação segue até 28 de julho, em Goiânia

Quinze jovens desenhistas embarcaram em uma jornada de aprendizado e imersão no universo da animação em Goiânia. Isso porque a Escola Goiana de Desenho Animado (EGDA) deu início à sua Formação Ampliada em Desenho Animado, que registrou recorde de inscrições. Selecionados através de portfólio e entrevista, os participantes terão acesso gratuito a aulas presenciais, teóricas e práticas, até o dia 28 de julho.

Com a crescente demanda de filmes em animação para cinema e TV, a iniciativa busca oferecer ferramentas de aperfeiçoamento aos profissionais já atuantes ou que estão entrando em contato com a técnica da animação pela primeira vez, assim como descobrir novos talentos para o desenho animado e, inclusive, recrutar animadores para integrarem diferentes equipes de produção da MMarte ou para trabalharem em outros estúdios em atividade em Goiânia e no resto do país.

Os módulos básico e avançado de animação 2D estão sendo ministrados pelo diretor de animação, professor e desenhista Emerson Rodrigues, que acumula mais de 20 anos de experiência em animação. O curso abordará desde a história e a técnica do cinema de animação, passando pelos princípios básicos da animação, até a organização de um projeto em animação de desenho, do conceito inicial à sua concretização final em formato digital.

As aulas utilizam mesa de luz, papel e materiais de desenho e acontecem às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h, e aos sábados, das 9h às 12h, na sede da Escola Goiana de Desenho Animado, que fica na Alameda Botafogo, nº 235, Sala 02, no Centro de Goiânia (GO).

Atividades complementares
Além das aulas tradicionais de animação, serão oferecidas atividades complementares ministradas por profissionais de diversas regiões do Brasil. A programação inclui oficinas de pintura digital para animação, técnicas experimentais e novas linguagens em animação, desenho de observação de modelo-vivo aplicado à animação tradicional e adaptação de roteiro de HQ para animação.

As atividades complementares serão ofertadas por Wesley Rodrigues, renomado animador, ilustrador e quadrinista brasileiro; Diego Akel, que trabalha desde 2002 com ilustração, artes plásticas, fotografia e cinema de animação; Rosana Urbes, experiente diretora, roteirista, storyboarder e animadora; e Márcio Mário da Paixão Júnior, Mestre em Comunicação pela UnB e Doutor em Arte e Cultura Visual pela UFG, respectivamente.

A Formação Ampliada em Desenho Animado é um projeto contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura (FAC) 2016, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e do Governo de Goiás.

Sobre a Escola Goiana de Desenho Animado
A Escola Goiana de Desenho Animado é um projeto de formação em animação, artes gráficas e histórias em quadrinhos. Foi criada em 2009 com a intenção de contornar a carência de profissionais nestas áreas, bem como divulgar esta atividade aos jovens desenhistas que buscam caminhos no mercado de trabalho. É também uma extensão do estúdio MMarte Producões, cuja parceria é responsável por inúmeros projetos na área de formação profissional, eventos e mostras de cinema e produção de filmes. Recentemente, Márcia Deretti e Márcio Júnior, produtores culturais à frente da produtora, estiveram na França e em Portugal representando o Brasil no Lyon BD Festival e no Festival de Banda Desenhada de Beja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *