20 de julho de 2024

PORTAL NOSSO GOIÁS NOTÍCIAS

Portal de Conteúdos e Notícias

ArtigosEsportesNoticia e políticaSaúde e comportamento

Atenção a casos de dor por lesões no esporte

O Hospital Santa Helena alerta a população sobre a importância de dar atenção aos casos de dor resultantes de lesões esportivas

 A falta de um condicionamento físico adequado e a prática incorreta de exercícios estão entre as causas mais comuns das lesões no esporte, que podem variar em gravidade e localização, dependendo da modalidade esportiva.

Uma preparação física insuficiente e técnicas inadequadas durante a prática de esportes são fatores principais que levam a lesões. Entre as contusões mais frequentes, destacam-se:

1. Entorses: lesões nas articulações, como joelhos e tornozelos, com  comprometimento de tendões e ligamentos.

2. Contusões: resultantes de impactos diretos que causam danos aos tecidos moles.

3. Distensões: lesões nos músculos ou tendões devido ao estiramento excessivo.

4. Estiramentos: alongamento ou rompimento das fibras musculares.

5. Contraturas musculares: contrações involuntárias e dolorosas dos músculos.

Cada esporte tem particularidades quanto às lesões mais comuns. Por exemplo, no futebol e no basquete, as entorses no joelho e tornozelo são bastante frequentes devido aos movimentos rápidos e mudanças bruscas de direção. Já na corrida, as lesões de estresse, como fraturas por estresse e tendinites, são mais comuns devido ao impacto repetitivo.

 Prevenção e Tratamento

O Dr. Diego Dias, médico do esporte, destaca que o tratamento convencional para essas dores envolve a administração de medicações anti-inflamatórias , e analgésicos em situações agudas e no caso de cronificação podem ser necessários procedimentos intervencionistas em tendões ou articulações

Segundo o médico, o desconforto é geralmente suficiente para limitar de alguma forma as atividades dos afetados. Portanto, é fundamental que essas dores pontuais ou não, sejam tratadas adequadamente para prevenir a progressão para condições mais graves.

O Hospital Santa Helena destaca a importância de algumas medidas para prevenir lesões esportivas, tais como:

1. Condicionamento físico adequado: realizar um treinamento específico para fortalecer músculos e articulações, preparando o corpo para a atividade esportiva.

2. Técnica correta: aprender e aplicar a técnica correta dos movimentos específicos de cada esporte.

3. Equipamentos apropriados: utilizar equipamentos e vestimentas adequadas para a prática esportiva.

4. Aquecimento e alongamento: executar exercícios de aquecimento e alongamento antes e após as atividades para preparar e relaxar os músculos.

A conscientização sobre a importância do condicionamento físico e da prática correta de exercícios é fundamental para evitar lesões e garantir a continuidade das atividades esportivas de forma segura e saudável. 

Em caso de lesão, é fundamental procurar orientação médica para um diagnóstico preciso e um tratamento adequado. Lembre-se: sua saúde é prioridade. Não ignore a dor; procure o Hospital Santa Helena e cuide-se bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *