18 de julho de 2024

PORTAL NOSSO GOIÁS NOTÍCIAS

Portal de Conteúdos e Notícias

Noticia e políticaShows e Eventos

3ª edição do Goyazes Festival de Fotografia inaugura quatro exposições em Goiânia

Festival visa comunicar e democratizar a arte fotográfica em Goiás. Visitações seguem abertas de 12 de julho a 08 de setembro de 2024, de segunda a domingo, das 09 às 17 horas

A 3ª edição do Goyazes Festival de Fotografia inaugura quatro exposições nesta quinta-feira (11/07), às 19h, na Vila Cultural Cora Coralina, com entrada gratuita. O festival, que visa comunicar e democratizar a arte fotográfica em Goiás, conta com apoio financeiro do Governo de Goiás, por meio do Programa Goyazes e do Fundo de Arte e Cultura (FAC), ambos mecanismos operacionalizados pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

(Foto: Divulgação)

As exposições, que vão até o dia 08 de setembro, são:

  • “Imagens Resolutivas”, uma mostra internacional em parceria com o Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte (FIF);
  • “Foto em Pauta na Estrada”, que reúne mostras nacionais em parceria com o Foto em Pauta – Festival de Fotografia de Tiradentes;
  • “Kim-Ir-Sen: o que o coração vê”, mostra fotográfica comemorativa aos 50 anos de carreira do fotógrafo documentarista Kim-Ir-Sen;
  • e “Prêmio Goyazes”, que reunirá os trabalhos dos fotógrafos premiados via convocatória estadual do Festival de 2024.

Nesta edição, o Goyazes Festival promove um diálogo com outros festivais do país, convidando o Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte (FIF), uma ação cultural que acontece bienalmente, promovendo diálogos e reflexões sobre o universo fotográfico ligado a pesquisas e investigações no campo das poéticas visuais. A exposição fruto dessa parceria será Imagens Resolutivas, com curadoria de Bruno Vilela e Guilherme Cunha, organizadores do FIF-BH.

A exposição Foto em Pauta na Estrada é uma mostra coletiva em parceria com o Festival de Fotografia de Tiradentes, que apresentará o resultado de viagens realizadas pelos curadores Eugênio Sávio, João Castilho e Pedro David pelas regiões Centro-Oeste, Norte e Sul do país, em busca da produção fotográfica dessas regiões. Entre os anos de 2018 e 2020, eles percorreram 11 capitais do Brasil na busca das fotografias que serão apresentadas nessa exposição, durante o Goyazes Festival de Fotografia.

Com curadoria de Milton Guran, a exposição Kim-Ir-Sen: o que o coração vê, apresenta uma síntese da vasta obra do autor, um dos mais renomados fotógrafos documentaristas, com sólida formação técnica e larga experiência como fotojornalista e no campo da antropologia visual.

PROGRAMAÇÃO PARALELA

Além das quatro exposições, o 3º Goyazes Festival de Fotografia oferecerá, durante nove dias, palestras, oficinas, mesas redondas, leituras de portfólio, troca de fotografias, projeções externas, lançamentos e intercâmbio de livros.

Outros convidados, também reconhecidos no cenário da fotografia brasileira estarão presentes enriquecendo a programação do festival, dentre eles, Juan Esteves, João Kulcsar, Milton Guran, Eugênio Sávio, Divino Sobral, Bruno Vilela, Guilherme Cunha, Guilherme Ghisoni, Samuel de Jesus, Deborah Borges, Júlia Mariano, João Castilho e Pedro David, dentre outros.

INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE

O Festival incentiva a participação de pessoas idosas e crianças em suas atividades por meio de visitas mediadas e oficinas destinadas a esse público. Nesta edição, disponibilizará uma oficina aos integrantes da Universidade Aberta à Terceira Idade – UNATI (projeto de extensão da PUC-GO), a ser ministrada pela professora Déborah Borges e também uma oficina dedicada às crianças visitantes do Festival. A atividade será coordenada pela prof. Júlia Mariano.

O Festival se atém também às questões de acessibilidade, buscando incluir e promover independência de pessoas com deficiência na participação das atividades propostas. O espaço do evento conta com elevador de acesso para cadeirante e pessoas com mobilidade reduzida e também com QR Code com audiodescrição das exposições.

A Vila Cultural Cora Coralina, unidade da Secult Goiás, funciona de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita. É permitida a entrada com animais de estimação, desde que devidamente encoleirados.

SERVIÇO

Abertura das exposições: 11 de julho de 2024 – 19h
Visitação: 12 de julho a 08 de setembro de 2024, das 9 às 17 horas, segunda a domingo.
Programação: https://goyazes.art.br/o-goyazes/ @vilaculturalcc – @waimagem
Local: Vila Cultural Cora Coralina
Endereço: Rua 23 com rua 03, Qd.67, Centro, Goiânia-GO.
Agendamentos: 62 3201-9863 | vilacultural.coracoralina@goias.gov.br
Mais informações: wa@waimagem.com.br

Com informações da Secretaria da Cultura de Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *