18 de julho de 2024

PORTAL NOSSO GOIÁS NOTÍCIAS

Portal de Conteúdos e Notícias

Educação e pesquisaNoticia e políticaTecnologia

Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) abre pré-inscrições para o curso Inteligência Artificial em Políticas Públicas

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) abriu em 5 de julho as pré-inscrições para o curso Inteligência Artificial em Políticas Públicas, turma de 2024. O curso tem o objetivo de apresentar e discutir o uso de Inteligência Artificial (IA), em especial Modelos Generativos de Linguagem, na produção de evidências para formulação e avaliação de políticas e programas públicos.

Os interessados devem acessar o site https://ence.ibge.gov.br/index.php/trilhas/cdbdia, que fornece mais informações sobre o curso. O link para o formulário de pré-inscrição ficará disponível até as 9h do dia 12 de julho. São oferecidas 60 vagas e a ordem de inscrição é um dos critérios de desempate para a seleção, assim como a distribuição por Grande Região, por sexo e por público interno e externo.

ENCE abre pré-inscrições para o curso Inteligência Artificial em Políticas Públicas

É exigido nível superior completo, sendo desejável conhecimento e envolvimento com a temática de políticas públicas. Com carga horária de 30 horas, o curso terá início em 9 de agosto e duração de cinco semanas, até 6 de setembro. Inclui atividades remotas síncronas (aulas e debates) às sextas, das 9 às 12h, e atividades assíncronas (leitura e pesquisa).

Os professores Paulo Jannuzzi (ENCE/IBGE) e Vicente Rocha (UFG) são os responsáveis pelo curso. Eles vão apresentar conceitos básicos no campo de políticas públicas, assim como breve histórico, definições e ferramentas em IA. Serão abordados os seguintes temas:

  • O que é Política Pública: conceitos básicos, tipologia e ciclo/espiral de implementação
  • Inteligência Artificial: definições, histórico e campo de estudos
  • Modelos Generativos de Linguagem: características e ferramentas
  • O projeto IAPP e o uso do ChatPP em casos concretos
  • Potencialidades e limites do uso da IA em Políticas Públicas

ChatPP é um recurso de IA capaz de responder perguntas sobre formulação e gestão de políticas e programas públicos. A ferramenta faz parte da Rede de Inteligência Artificial e Políticas Públicas (IAPP), uma iniciativa de pesquisa interdisciplinar e interinstitucional em formato de rede colaborativa que envolve universidades, centros de estudos, instituições de pesquisa e órgãos governamentais.

Trilhas de aprendizagem

Ciência de Dados, Big Data e Inteligência Artificial (CDBDIA)

O curso Inteligência Artificial em Políticas Públicas integra a trilha de aprendizagem Ciência de Dados, Big Data e Inteligência Artificial (CDBDIA), projeto da ENCE/IBGE que irá oferecer outros cursos dentro dessa temática. O primeiro foi o de Introdução à Ciência de Dados, oferecido de maio a julho para quem busca entender os fundamentos e a aplicabilidade da ciência de dados no mundo real. E está previsto para este ano um terceiro curso sobre big data e estatísticas públicas. Outros cursos e trilhas estão sendo desenvolvidos e serão lançados em breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *