Instalação hidráulica: como calcular tubos e conexões
Não é segredo para ninguém que a instalação hidráulica é uma das partes mais importantes da obra. Afinal, o projeto hidráulico é responsável por comandar todo o abastecimento de água da residência, e o menor dos erros nessa etapa pode se tornar um problema sério no futuro.
E uma parte importante do projeto de instalação hidráulica é o planejamento e a escolha dos tubos e conexões que serão utilizados. Então, preparamos algumas dicas para ajudar você nesse momento. Confira!
Calculando os materiais para a instalação hidráulica

Antes de partir para a compra dos materiais, faça um cálculo para definir quantos e de quais itens você vai precisar. Esse cálculo deve ser feito com base na área total da instalação hidráulica que será construída ou reformada. Considere a tubulação, os desvios de direção que precisarão ser executados, os acessórios para acabamentos, entre outros detalhes.
No caso dos tubos, por exemplo, defina também qual o diâmetro e a quantidade ideal para que a instalação hidráulica seja feita de forma correta. A partir disso, será mais fácil estabelecer a média de tubos que serão necessários por m².
Também é importante lembrar que cada tipo de material tem suas particularidades e que sempre existe o risco de perder materiais por quebra ou dano durante a obra. Por isso, o ideal é sempre acrescentar 10% além da quantidade definida no cálculo.
Neste link, você encontra dicas de aplicativos que podem facilitar esse cálculo.
De olho na compra

Quando for comprar os tubos, as conexões e os acessórios hidráulicos para a sua obra, escolha marcas de confiança. O ideal é sempre optar por produtos com certificação, fabricados de acordo com as normas brasileiras e, se tiver dúvidas, consultar vendedores com experiência no segmento.
No entanto, fica a dica: a Krona é a melhor escolha nesse momento. Todos os nossos produtos passam por testes específicos antes de chegarem ao mercado para garantir que estejam dentro dos padrões exigidos pelas normas técnicas.
O início da instalação hidráulica

Com os materiais comprados, o ponto de partida de uma instalação hidráulica é a caixa-d’água, que deve ser instalada no ponto mais alto da casa para evitar problemas de baixa pressão. Caso o projeto não permita a instalação no ponto mais alto, atente-se à distância da caixa-d’água em relação ao chuveiro, que não deve ser inferior a 1,02 m, para garantir a pressão suficiente e bom funcionamento do sistema.
Se a intenção é economizar no projeto hidráulico, considere projetar a cozinha, os banheiros e a área de serviço próximos uns dos outros. Assim, você utilizará menos tubos e conexões.
Agora, se você vai fazer uma reforma hidráulica e a instalação é muito antiga, aproveite esse momento para substituir a tubulação de ferro pela de PVC, principalmente se já estiver notando a presença de ferrugem na água. Os produtos de PVC têm durabilidade alta: podem chegar a 100 anos de uso, se limpos e conservados de maneira adequada, segundo informações do Instituto Brasileiro do PVC.
Dicas extras para a sua instalação hidráulica

- Instale um registro por ambiente onde houver pontos de água. Dessa forma, se acontecer algum problema, você poderá fechar apenas o registro de um cômodo específico, sem comprometer o abastecimento do restante da casa.
- Sempre confira as medidas em cada etapa da instalação hidráulica. O vaso sanitário, por exemplo, precisa ter pelo menos 20 cm livres em cada lateral. Além disso, o espaço ideal de abertura da porta deve ser considerado nesse momento. Acredite: esses erros são mais comuns do que você imagina.
- Teste cada tubulação antes de fechar a parede ou fazer o contrapiso. Desse modo, caso algo não funcione adequadamente, você evita o retrabalho de quebrar tudo para fazer os reparos. Esse teste deve ser executado de acordo com a NBR 5626 – Instalação Predial de Água Fria.
- Antes de fazer o reboco da parede, desenhe ou fotografe a instalação hidráulica para ter certeza de onde estão passando os tubos. Assim, você elimina aquele problema de furar acidentalmente o encanamento na hora de instalar armários, espelhos, saboneteiras etc.
- Observe o caimento do piso onde houver ralos. Esse acabamento deve ser realizado de acordo com as orientações da NBR 13753 – Revestimento de piso interno ou externo com placas cerâmicas. Realizar essa etapa de forma correta agiliza a limpeza doméstica e, principalmente, previne acúmulos de água que podem gerar infiltrações.
- Conte sempre com um instalador hidráulico ou encanador competente e de sua confiança. Assim, você garante que sua obra ou reforma seja bem-sucedida.
Fonte: krona.com.br/blog
- Durante posse da nova diretoria da Adial, o prefeito Sandro Mabel defendeu a criação de novos mecanismos para atrair empresas a Goiás e destacou o papel estratégico de Goiânia nesse cenário
- Ipasgo Saúde permite novas adesões e migração para seus novos planos
- Financiamento Estudantil: Inscrições para vagas remanescentes do Fies acabam hoje (29/04)
- Instalação hidráulica: como calcular tubos e conexões
- Herpes Zóster: causas, sintomas e tratamentos