Lideranças parlamentares comemoram vitória da esquerda na França
Projeções surpreendem, após vitória da direita no primeiro turno
A projeção de vitória da esquerda nas eleições parlamentares deste domingo (7) na França foi comemorada por lideranças do governo Lula no Congresso Nacional. O deputado José Guimarães, vice-presidente do PT e líder do governo na Câmara dos Deputados disse que a eleição de hoje marca um “triunfo significativo” para a coalizão de esquerda e centro no país europeu.
“Triunfo significativo para a coalizão de esquerda e centro, que se uniu para resistir ao avanço da extrema direita. Liderados por figuras influentes como [os jogadores de futebol] Mbappé e Rai, os eleitores franceses reafirmaram seu compromisso com os valores democráticos, defendendo o país contra o neofascismo. Esta união do mundo democrático reflete uma resistência coesa contra forças que ameaçam os pilares do estado democrático de direito”, disse nas redes sociais.
O líder do governo Lula no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues, também comemorou a vitória da esquerda. “Vive la France! Vive la République! Vive la Democratie!”, publicou nas redes sociais.
Já o deputado federal e ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, destacou que a eleição francesa impediu a extrema direita de chegar ao poder. “Bora formar um governo progressista na França!”, sugeriu.
A presidente do PT, Gleisi Hoffmann também comemorou a vitória na rede social X:
Por Agência Brasil
- SME Goianira: Prefeitura realiza Encontro de Acolhimento e Formação de Alinhamento das Equipes Gestoras 2026
- Prefeitura de Aparecida entregará materiais escolares e uniformes para mais de 44 mil alunos da rede municipal
- Entrega de kits escolares antecede retorno às aulas em Senador Canedo
- SME Anápolis: prazo para efetivação de matrículas na Rede Municipal de Educação é prorrogado até a próxima segunda-feira (19)
- Detran Goiás informa os novos valores dos exames psicológico e médico para obtenção de CNH, após redução
