Mercado Imobiliário 5.0 chega para otimizar processos e estreitar relações
Nova fase do setor é marcada pelo uso de inteligência artificial, CRMs avançados e estratégias digitais que qualificam o atendimento e ampliam a eficiência do mercado
O setor imobiliário vive uma nova era, definida por especialistas como Mercado Imobiliário 5.0. Essa fase é caracterizada pela incorporação de ferramentas tecnológicas como a inteligência artificial (IA) e CRMs avançados, capazes de tornar o atendimento mais dinâmico, eficiente e personalizado. O conceito vai além da simples digitalização, ele trata-se de uma transformação que impacta corretores, incorporadoras, investidores e clientes.
Segundo Thiago Cardoso, especialista do mercado imobiliário, a nova fase traz diferenciais em relação às fases anteriores, e uma delas é a qualificação do primeiro atendimento. “Com o suporte de soluções inteligentes, o cliente já chega ao corretor mais bem filtrado, direcionado para imóveis compatíveis com suas necessidades e perfil. Isso reduz ruídos no processo de venda e cria condições para que o corretor ofereça uma experiência mais personalizada, focada em construir relacionamentos de longo prazo”, destaca.
Outro diferencial são as tendências tecnológicas com a utilização da IA em todas as etapas do processo como pré-venda, venda e pós-venda, a padronização de atendimentos digitais, além de campanhas em redes sociais e portais especializados com apoio de recursos de análise de dados, automação de tarefas e produção de materiais visuais. “Essa característica faz parte do método porque quando você utiliza inteligência artificial para definir o fluxo do pré-atendimento, garante padrão, eficiência e reduz perdas que poderiam ocorrer por abordagens equivocadas”, explica Cardoso.
A transformação já apresenta impactos visíveis. Ferramentas de CRMs integradas à IA, por exemplo, permitem que corretores gerem automaticamente apresentações de imóveis com fotos e informações inseridas no sistema, resultando em materiais profissionais em poucos segundos. “É como se fosse um catálogo de incorporadora, mas produzido de forma rápida e personalizada”, exemplifica o especialista.
Para o profissional, assim como em outras áreas, o corretor do futuro precisa dominar ferramentas digitais sem perder a capacidade de criar laços duradouros com o cliente, o bom corretor será aquele que alia tecnologia a relacionamentos de confiança, transformando contatos em parcerias de longo prazo.
Thiago acrescenta que as empresas do setor também já estão se movimentando para não ficar para trás. “Incorporadoras e imobiliárias estão correndo para integrar sistemas próprios de inteligência artificial ou adotar soluções de terceiros, em um verdadeiro “garimpo tecnológico”. Isso pode ser chamado de corrida do ouro digital”.
Para o especialista, o Mercado Imobiliário 5.0, consolida-se como um passo decisivo para democratizar o acesso à tecnologia, elevar a qualidade dos atendimentos e colocar o cliente no centro das estratégias. Mais do que um novo estágio, é um convite à reinvenção de todo o ecossistema.
Por WP Conectada
- BC aprova aumento de capital em instituições ligadas ao Banco Master
- Termina nesta quarta-feira prazo para pagamento do valor total do IPVA 2025
- Conheça 35 tipos de dor de cabeça e 15 sinais de gravidade
- Zoológico supera expectativa de público e nove mil pessoas visitam espaço no último domingo
- Criança com dificuldade de coordenação motora tende a perceber menos o ambiente no entorno