Meta remove vídeo falso de Haddad após notificação da AGU
Montagem com IA estava circulando em redes sociais
Versão em áudio
A empresa Meta, que controla as redes sociais Facebook, Instagram e WhatsApp, removeu das plataformas um vídeo adulterado com o uso de inteligência artificial (IA) em que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, aparece fazendo declarações inexistentes.
Imagem: divulgação internet
Em notificação extrajudicial à empresa, enviado nesta quinta-feira (9) a Advocacia Geral da União (AGU) argumentou que a postagem manipulada contém informações fraudulentas e atribui ao ministro declarações inexistentes “sobre a criação de um imposto incidente sobre animais de estimação e pré-natal”.
O órgão deu 24 horas para que a empresa removesse o vídeo de um link informado no pedido. Na tarde desta sexta-feira (10), a própria AGU confirmou a remoção.
“A empresa Meta manifestou-se oficialmente por e-mail informando que fez a remoção da postagem indicada na notificação extrajudicial enviada pela AGU”, disse a instituição.
O link indicado não está, de fato, mais acessível, em consulta feita pela reportagem.
Já em outro vídeo postado nas redes sociais, este verdadeiro, o próprio ministro Fernando Haddad desmente as informações falsas sobre a taxação de animais de estimação e a criação de um imposto sobre o Pix, para rebater as postagens fraudulentas nas redes.
Por Agência Brasil
- Anápolis: ano letivo da rede municipal começa na próxima segunda-feira (27)
- Parque Mutirama recebe a Mostra GiroDança neste final de semana
- HDT abre processo seletivo exclusivo para pessoas com deficiência
- Consumo de anabolizantes sem indicação médica é prejudicial à saúde
- Prefeitura de Goiânia promove 22º Encontro de Folia de Reis e 8º Encontro de Catira na Matriz de Campinas