MPGO participa de solenidade de entrega de obras na Santa Casa de Goiânia parcialmente financiadas com recursos destinados pela instituição
Inauguração reuniu diversas autoridades
O Ministério Público de Goiás (MPGO) participou nesta quarta-feira (1º/10) da solenidade de entrega de obras de reforma e ampliação na Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, instituição que há 88 anos é sinônimo de acolhimento e cuidado na capital. O evento marcou também o encerramento do ciclo de gestão da entidade e a posse da nova diretoria.

As melhorias entregues representam mais dignidade para quem cuida e para quem é cuidado. Foram reformados o vestiário das (os) colaboradoras (es), a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) e o setor de quimioterapia. Além disso, foram instaladas portas corta-fogo em pontos estratégicos, criado um jardim terapêutico na ala de cuidados paliativos e inaugurada uma nova sala de espera do centro cirúrgico.
O vestiário, espaço onde as (os) profissionais da unidade iniciam e encerram suas jornadas dedicadas ao cuidado com vidas, foi ampliado em 20 metros quadrados. O ambiente ganhou novos armários, banheiros, telhado e piso, proporcionando mais conforto e valorização à equipe. A obra dos vestiários foi financiada integralmente com recursos do programa Destina, do MPGO, no valor de aproximadamente R$ 300 mil.

Ao se cadastrar no Destina, a Santa Casa solicitou também a reforma das enfermarias e ampliação da UTI, projetos que ainda serão realizados com recursos que continuam sendo destinados à unidade hospitalar. A instituição privada é considerada hospital de referência na Região Centro-Oeste e funciona na capital desde 1936, administrada pela Arquidiocese de Goiânia e servindo também como escola para estudantes do curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). A instituição privada é considerada hospital de referência na Região Centro-Oeste e funciona na capital desde 1936, administrada pela Arquidiocese de Goiânia e servindo também como escola para estudantes do curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

Reparação que transforma vidas
A solenidade foi prestigiada pela procuradora de Justiça e coordenadora do Centro de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica (Compor) do MP, Laura Maria Ferreira Bueno, e pela promotora de Justiça responsável pelo Destina, Cejana Louza Ferreira Batista Veloso. Elas conferiram de perto como está sendo aplicado o recurso destinado por promotoras e promotores de diversas comarcas do Estado.
“Para nós, é uma honra estar aqui para estas inaugurações. Conhecemos a história da Santa Casa e sua contribuição para melhorar a vida das pessoas. Esses recursos vêm de acordos firmados com pessoas que descumpriram as leis, seja por meio de Acordos de Não Persecução Penal, Acordos de Não Persecução Cível ou Termos de Ajustamento de Conduta”, destacou Laura Bueno.

Segundo ela, por meio do Destina, as (os) promotoras (es) destinam os recursos para projetos criteriosamente selecionados pelo MP, que passam por rigorosa fase de inscrição e prestação de contas. “Se estamos aqui é porque o cidadão está reparando seu erro. O MP é o agente que possibilita ao transgressor se redimir servindo à sociedade e contribuindo para que as pessoas tenham atendimento de saúde de maior qualidade”, afirmou a procuradora.

A promotora Cejana Louza também ressaltou a importância do acompanhamento próximo da prestação de contas dos beneficiados pelo Destina. “As promotoras e promotores de todo o Estado que destinam os recursos podem ter a confiança de que essas doações são fiscalizadas, podendo acompanhar a entrega e ver de perto a transformação que o Ministério Público está gerando”, enfatizou a promotora.
Cerimônia marcou posse da nova gestão da Santa Casa

A inauguração, que contou com um tour pelas instalações do hospital, teve a bênção do arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom João Justino, que também é presidente da Santa Casa. As (os) convidadas (os) foram recebidas (os) pela diretoria da unidade hospitalar, composta pela superintendente Irani Ribeiro de Moura, pelo superintendente administrativo Irondes José Morais e pelo então superintendente técnico Cláudio Tavares. Ao final da cerimônia, Irani e Irondes foram reconduzidos por Dom João Justino aos seus cargos por mais quatro anos, já que a gestão anterior foi encerrada nesta quarta-feira.

Participaram também da inauguração a vice-prefeita de Goiânia, coronel Cláudia Alves, que elogiou a atuação do MPGO e o olhar humano da instituição; o conselheiro do Tribunal de Contas de Goiás (TCE-GO) Sebastião Tejota; Dom Levi Bonatto, vice-presidente da Santa Casa; o secretário adjunto de Saúde do Estado, Sérgio Alberto Vêncio; o deputado estadual Antônio Gomide; a vereadora Kátia Maria e o vereador Juarez Lopes.
Por Assessoria de Comunicação Social do MPGO
- DJ Pablo Kossa se apresenta no Metropolitan Mall neste sábado (4) com set de rock, brasilidades e música negra
- O Boticário lança linhas de Next e Sophie inspiradas no Homem-Aranha Miles Morales e Gwen Stacy para o Dia das Crianças
- Goiânia Shopping celebra o Dia das Crianças com oficinas inéditas e divertidas
- Copa EBM de Vôlei de Praia movimenta Arena Verano neste sábado em Goiânia
- Sicredi Cerrado GO é parceira da ExpoJataí