4 de outubro de 2025
Educação e pesquisaNoticia, Política e GovernoTV, Cinema, Rádio e Teatro

Museus de Goiânia recebem sinalizações interativas para estimular visitas

Projeto que visa atrair, principalmente, crianças e jovens evidencia também a variedade e importância das instituições escolhidas

Dez museus e centros culturais de Goiânia acabam de ser contemplados com o Aqui Tem Museu, elaborado pela CALÍOPE Projetos e Ações Patrimoniais para democratizar o acesso à cultura, aproximando a população das instituições. Com o projeto, são instaladas sinalizações lúdicas, educativas e interativas em pontos de acesso dos espaços, como forma de convite para estimular as visitas.
A museóloga Bárbara Freire, diretora da CALÍOPE, revela a motivação por trás do projeto. “Pela experiência na área, observo que a maioria das pessoas não conhece os museus e onde estão localizados. Muitas vezes, passam na porta e não sabem que se tratam de instituições culturais, abertas ao público e gratuitas”, alerta. A percepção da especialista fica evidente também em dados, como os de uma pesquisa de 2023 do Instituto Datafolha que apontou os museus como os locais menos escolhidos pelas pessoas para atividades culturais no Brasil.
Para mudar essa realidade, o Aqui Tem Museu prevê a instalação de totens e pinturas, com jogos interativos voltados ao público infantojuvenil, em especial. Cada totem inclui fotos históricas da respectiva instituição e de suas atividades e acervos, indicando um pouco do que o visitante pode encontrar ali. A estrutura é giratória e feita de materiais resistentes e de fácil manutenção.

Espaços escolhidos
A diretora da CALÍOPE explica quais foram os critérios de seleção dos museus e centros culturais para as recentes instalações. “Com o intuito de demonstrar a variedade existente na cidade, foram selecionadas instituições com vários tipos de acervo, temas e áreas de conhecimento e de diversos bairros e formas de gestão, como universitárias, municipais e estaduais”, aponta. Freire ressalta que todas as instituições escolhidas possuem importância histórica, social e cultural e tratam-se de importantes espaços de documentação, pesquisa, educação, guarda e preservação da memória, história e cultura locais.
O projeto Aqui Tem Museu chegou, na última semana de setembro, às seguintes instituições (as três primeiras contam ainda com o Aqui Tem História, também da CALÍOPE, iniciativa que oferece gratuitamente a visitantes audioguias com informações a respeito de acervos e histórias do respectivo museu):
• Museu de Arte de Goiânia: reúne produções de artistas goianos, num local que une arte, cultura e área verde no Bosque dos Buritis.
• Museu Frei Confaloni: tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), fica na antiga Estação Ferroviária de Goiânia, num prédio em Art Déco, e contém afrescos e exposição sobre o artista Giuseppe Confaloni.
• Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás: único museu antropológico e universitário do Centro-Oeste, traz objetos da ocupação do Brasil Central no passado e no presente, de indígenas, quilombolas e outros grupos anteriores à colonização portuguesa.
• Instituto Rizzo: com obras de Siron Franco, é a réplica em Goiânia de um edifício da Cidade de Goiás, município tombado como patrimônio da humanidade pela UNESCO a partir de um processo que contou com forte atuação da entidade sem fins lucrativos.
• Orum Aiyê Quilombo Cultural: valorizando a cultura afro-brasileira, conta com uma programação de exposições, apresentações teatrais e bloco.
• Planetário Juan Bernardino Marques Barrio da UFG: situado ao lado do Mutirama, foi criado para pesquisa e divulgação da astronomia e seu projetor de céu artificial modelo Zeiss SpaceMaster é o mais antigo em funcionamento no Brasil.
• Centro Cultural Octo Marques: realiza exposições de artistas populares, lançamentos de livros e eventos, abriga as Galerias de Arte Frei Confaloni e Sebastião dos Reis e homenageia o artista plástico Octo Marques.
• Museu da Associação dos Idosos do Brasil: com acervos materiais e imateriais, é um espaço de convivência e valorização dos modos de viver e fazer, localizado no Setor Aeroporto.
• Instituto Cultural Noé Luiz da Mota: localizado na Catedral das Artes, é inspirado na presença do Cerrado na vida do artista, que criou galerias de arte em forma de ninhos de cupim.
• Centro Cultural Eldorado dos Carajás: voltada à formação continuada da educação pública, promove eventos e ações de acesso à leitura, além de sessões de filmes e aulas de ginástica, dança, capoeira e taekwondo.

Início do projeto
O Aqui Tem Museu começou a ser implementado há exatamente um ano, com sinalizações em duas instituições de Goiânia. Ao fim das instalações, 20 museus e centros culturais de Goiânia e Aparecida de Goiânia terão totens do Aqui Tem Museu. As duas primeiras instituições também foram contempladas com o Aqui Tem História. A diretora da CALÍOPE destaca características desses locais que influenciaram na escolha para o início do projeto.
“O Museu Pedro Ludovico é o único museu-casa de Goiânia, um tipo de espaço ideal para conhecer personalidades, suas trajetórias e como elas impactaram a história, cultura e política, como é o caso do ex-governador do estado, conhecido simbolicamente como ‘criador’ da capital. Já o Centro de Memória da Justiça Eleitoral, ligado ao Tribunal Regional do Estado de Goiás, proporciona um rico conhecimento sobre a história e política regional e nacional, especialmente em relação à garantia dos direitos ao voto e à participação popular”, detalha Freire.
As propostas do Aqui Tem Museu e do Aqui Tem História integram o escopo do “Fala Sério, aqui tem museu”, aplicativo gratuito desenvolvido pela CALÍOPE. Nele, o público tem acesso a informações de museus e centros culturais de Goiânia e Aparecida de Goiânia, além de praças, parques e bibliotecas próximas. O projeto é viabilizado por meio do Programa Goyazes, do Governo de Goiás.

Sobre a CALÍOPE
A CALÍOPE Projetos e Ações Patrimoniais atua em instituições e empresas de salvaguarda patrimonial e difusão cultural, com ênfase em centros culturais e museus. Presta serviços de Gestão Museológica, Documentação, Conservação Preventiva, Expografia e Ação Educativo-cultural. A instituição tem como missão oferecer produtos e serviços por meio de projetos e ações inovadoras nas áreas de Patrimônio Cultural e Museologia, para a gestão e preservação do patrimônio cultural de forma ética, com qualidade e respeito às pessoas.

Por Ananda Petineli

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *