4 de outubro de 2025
ArtigosEmpresas, Economia e MercadoNoticia, Política e GovernoSaúde e comportamento

No Dia do Idoso, hobbies manuais ganham espaço como fonte de bem-estar e saúde mental

Ateliê Maga Cursos, no Shopping Estação Goiânia, se torna ponto de encontro para mulheres da terceira idade que buscam novas formas de ocupar o tempo, socializar e cuidar da mente através do artesanato

Uma pesquisa publicada pela Universidade de São Paulo (USP) revelou que pessoas aposentadas tendem a se sentirem desconfortáveis e julgadas por não trabalhar mais. Após análises com um grupo de idosos nesta fase da vida, os pesquisadores apontaram que muitos dos aposentados se sentem improdutivos e sem perspectiva de futuro. A fim de driblar estes sentimentos, a busca por hobbies alternativos se torna cada vez maior 

O Dia do Idoso, celebrado em 1º de outubro, é um convite à reflexão sobre o envelhecimento ativo e saudável. Em meio à rotina desacelerada da aposentadoria, muitos idosos enfrentam sentimentos de ociosidade, solidão e perda de propósito. Mas iniciativas como o Ateliê Maga Cursos, localizado no Shopping Estação Goiânia, têm mostrado que um novo ciclo pode começar com criatividade, afeto e mãos à obra.

Sandreli dos Santos Andrade, artesã e proprietária do espaço, relata que a maioria de suas alunas são mulheres acima dos 50 anos, muitas recém-aposentadas ou próximas de se aposentar. “Elas não procuram o curso pela renda, mas sim pela saúde mental. Querem ocupar o tempo, conhecer gente nova, se sentir produtivas novamente”, explica. No ateliê, Sandreli ministra cursos de saboaria, velas artesanais e aromatizantes, tudo pensado em módulos, desde o nível iniciante até o mais avançado.

Uma das alunas mais assíduas é a farmacêutica aposentada Cássia, de 61 anos, que já participou de diversos cursos com Sandreli. Após anos dedicados à profissão e à administração de imóveis, ela sentiu a necessidade de reencontrar o prazer nas atividades manuais. “Eu estava muito viciada no celular, na mesmice. Sentia falta de gente, de troca. Esses cursos me deram motivação, me ajudaram a sair da estagnação”, conta. Agora, Cássia está reformando um antigo cômodo da casa para transformá-lo em um ateliê particular, onde pretende continuar sua produção de sabonetes e velas como forma de lazer e autocuidado.

O que começou como uma alternativa para ocupar o tempo, para Cássia, se tornou também um ponto de conexão emocional. Para Sandreli, o mais gratificante é ver como o ateliê se tornou um espaço de acolhimento. “É lindo ver como essas mulheres se redescobrem, criam amizades e reencontram uma rotina com propósito”, afirma. Com turmas regulares às sextas e sábados, o Ateliê Maga Cursos também oferece experiências personalizadas para grupos que queiram passar uma tarde criativa entre amigas.

Por Eduarda Leite

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *