Responsabilidade de quem paga o ICMS depende de como o consumidor está ligado ao sistema elétrico
A Secretaria da Economia informa que as regras sobre quem deve apurar e pagar o ICMS em operações envolvendo consumidores livres de energia elétrica em Goiás sofreram alterações. Agora, a responsabilidade depende de como o consumidor está ligado ao sistema elétrico.
(Foto: Divulgação Economia)
Novas regras
As regras sobre quem deve apurar e pagar o ICMS em operações envolvendo consumidores livres de energia elétrica em Goiás sofreram alterações com a publicação da Lei nº 23.853/25, em vigor desde 19 de novembro de 2025, que alterou o artigo 52 da Lei nº 11.651/91 (CTE).
Agora, a responsabilidade depende de como o consumidor está ligado ao sistema elétrico.
Consumidor livre ligado à rede de distribuição
Com a nova lei, quando o consumidor livre está conectado à rede de distribuição operada por distribuidora goiana, a apuração e o pagamento do ICMS incidente sobre os encargos da operação de conexão e uso do sistema de distribuição de energia elétrica passam a ser de responsabilidade da própria distribuidora.
Por outro lado, o consumidor livre continua responsável pelo ICMS incidente sobre a energia consumida e sobre os encargos da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE.
Consumidor livre ligado à rede básica de transmissão
Já os consumidores livres conectados diretamente à rede básica de transmissão – sem o uso da rede da distribuidora, continuam responsáveis pela apuração e pelo pagamento do ICMS incidente tanto sobre os encargos de transmissão e conexão quanto sobre os demais valores cobrados pela aquisição de energia.
Por Maria Antonieta Toledo via Secretaria da Economia de Goiás
- CEAP-SOL de Portas Abertas marca 30 anos da unidade e celebra conquista da certificação ONA 3
- Plaza D’Oro Shopping lança campanha de Natal com brinde especial
- SANGUE DO ROCK: “Doe Sangue ao som do Rock” em Goiânia bateu recorde de doações com shows com show da Cida Araújo, Sunroad e Rockabilly Gyn no HGG
- JA Goiás recebe Alberto Borges de Souza, da Caramuru Alimentos para palestrar em almoço beneficente
- iFood e Ministério da Saúde promovem vacinação para trabalhadores do app em Goiânia