Ícone do site PORTAL NOSSO GOIÁS NOTÍCIAS

Prefeito Sandro Mabel mantém calamidade na saúde por 180 dias

Apesar dos esforços da atual gestão para pagamento das dívidas herdadas, ainda existem dificuldades financeiras e operacionais que impedem a plena recuperação da capacidade de execução das ações e serviços essenciais

O prefeito Sandro Mabel decretou a manutenção por 180 dias do estado de calamidade pública na Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O Decreto nº 2.860/2025, já enviado à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (10/12) e entra em vigor em 1º de janeiro de 2026.

Entre os motivos para a manutenção dos efeitos do Decreto nº 28, de 2 de janeiro de 2025, na parte relativa à declaração de estado de calamidade pública no âmbito da SMS, destacam-se as dificuldades financeiras e operacionais persistentes, apesar de avanços nos últimos meses, impedindo a plena recuperação da capacidade de execução das ações e serviços essenciais de saúde.

O documento cita dívidas herdadas junto aos prestadores do SUS, próximas a R$ 200 milhões, das quais 50% renegociadas em fase inicial de pagamento. Outro dado que justifica tal medida são valores de restos a pagar registrados pelo Fundo Municipal de Saúde.

As obrigações financeiras pendentes de regularização e pagamento comprometem diretamente as disponibilidades financeiras do Fundo de Saúde. Apesar dos esforços da atual gestão, também permanecem graves impactos no abastecimento de medicamentos e insumos, na estabilidade de contratos essenciais e na execução de ações estruturantes.

Foto: Secom

Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura de Goiânia

Sair da versão mobile