Ícone do site PORTAL NOSSO GOIÁS NOTÍCIAS

Prefeitura de Goiânia lança Operação Calçada Segura para proteger pedestre

Ação faz parte do calendário temático da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) e será realizada durante todo o mês de novembro, diariamente em diversos pontos da cidade

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), realiza neste mês de novembro a Operação Calçada Segura, com objetivo proteger o pedestre e preservar os passeios públicos. Após o mês de outubro ter sido dedicado à fiscalização de veículos estacionados em esquinas, a nova etapa prioriza as calçadas, espaços que devem ser exclusivos para circulação de pessoas, mas que tem sido constantemente ocupado de forma irregular por veículos.

De 1º de janeiro a 20 de outubro deste ano, Goiânia registrou 26.762 autuações por estacionamento no passeio, 2.262 por trânsito com o veículo em calçadas e passeios, 1.178 por estacionamento em guia rebaixada destinada à entrada e saída de veículos (garagem), e 601 por parada sobre o passeio. Os números refletem um comportamento recorrente e preocupante.

“O número de infrações é expressivo e mostra nada menos que o mau comportamento do motorista, que ainda insiste em usar a calçada como estacionamento ou como se ali fosse uma rua. Não podemos achar isso normal. O pedestre quer e precisa ser respeitado, e é ele a parte mais vulnerável no trânsito”, explica o gerente de Fiscalização de Trânsito da SET, Eduardo Mariano.

Segundo o gerente, as ações da Operação Calçada Segura serão diárias, com equipes em campo atuando em todas as regiões da cidade. A fiscalização será reforçada pelo videomonitoramento do Centro de Controle Operacional (CCO), que permite identificar em tempo real as irregularidades e direcionar o atendimento dos agentes. “As equipes estarão presentes nas principais avenidas e também nas áreas residenciais. O apoio do CCO amplia o alcance da operação, já que temos as câmeras instaladas em pontos estratégicos e elas vão ajudar a identificar e coibir as infrações com mais agilidade”, detalha Eduardo.

O secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, destaca que o objetivo da operação é reforçar o respeito e a segurança. “O trânsito também é feito de pessoas, não apenas de carros. As calçadas são o primeiro espaço de convivência do pedestre e precisam ser preservadas. Quando um veículo ocupa esse espaço, coloca vidas em risco e viola o direito de ir e vir. Nosso trabalho é garantir que Goiânia seja uma cidade mais segura e acessível para todos”, afirma o secretário.

A SET alerta que estacionar sobre o passeio é infração grave, com multa de R$ 195,23, cinco pontos na CNH e possibilidade de remoção do veículo. A população pode denunciar irregularidades ao Centro Operacional de Trânsito (COT), exclusivamente via WhatsApp, pelo número (62) 3524-4620.

Fotos: Divulgação/SET

Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito de Goiânia

Sair da versão mobile