31 de outubro de 2025
Empresas, Economia e MercadoMeio ambienteNoticia, Política e GovernoShows e Eventos

Prêmio Fieg de Sustentabilidade reconhece boas práticas da indústria goiana

Empresas e instituições são destacadas por desenvolverem ações inovadoras voltadas à sustentabilidade, responsabilidade socioambiental e comunicação ESG

Pelo segundo ano consecutivo, a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) mobilizou indústrias goianas pela promoção de boas práticas inovadoras voltadas à sustentabilidade, reafirmando compromisso inegociável do setor produtivo regional com o desenvolvimento responsável, alinhado aos pilares do ESG: Ambiental, Social e Governança. Nesta edição, os vencedores do Prêmio Fieg de Sustentabilidade 2025 foram homenageados na quinta-feira (30/10), no Centro de Convenções de Goiânia, dentro da programação da Expoind 2025 – Feira de Fornecedores de Tecnologia e Soluções para a Indústria de Goiás.

Logo no início do discurso aos participantes, o presidente da Fieg, André Rocha, reforçou a importância da conscientização em uma temática cada vez mais cara e urgente nos últimos tempos.  “Vivemos um tempo que exige mais de nós. Não basta apenas crescer. É preciso crescer com propósito, respeitando o meio ambiente, valorizando as pessoas e contribuindo ativamente para a sociedade”, ressaltou.

Foram 20 projetos inscritos em quatro categorias e a banca avaliadora contou com presença de representantes de instituições como Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Goiás), Agência Municipal do Meio Ambiente de Goiânia (Amma), Instituto Euvaldo Lodi (IEL Goiás), Secretaria de Estado da Retomada do Governo de Goiás, Serviço Social da Indústria (Sesi Goiás) e Abissal Capitalismo Saudável.

A premiação destacou empresas e instituições que desenvolvem ações inovadoras voltadas à sustentabilidade, responsabilidade socioambiental e comunicação ESG. Os primeiros colocados receberam troféu, certificado e um Diagnóstico de Maturidade Digital e/ou Diagnóstico de Inovação oferecido pelo IEL Goiás. Já os segundos e terceiros lugares foram contemplados com certificados de participação.

Confira abaixo os vencedores de cada categoria:

Práticas de Gestão Sustentável e Responsabilidade Socioambiental – Mosaic Fertilizantes

A Mosaic conquistou o primeiro lugar com o projeto Saneamento Básico Rural, desenvolvido em comunidades de Catalão e Ouvidor, no Sudeste do Estado. A iniciativa, realizada em parceria com a ONG Cerrado Vivo e a empresa Cimcop, substituiu fossas rudimentares por sistemas ecológicos de tratamento de esgoto, com uso da tecnologia social do Tanque de Evapotranspiração (TEvap). O projeto envolveu capacitação prática e mutirões comunitários, beneficiando diretamente famílias rurais e promovendo saúde pública, engajamento social e conservação ambiental.

Analista de Performance Social na Mosaic Brasil, Stefânia Gonçalves Faria destacou o valor da premiação. “É muito importante ter um reconhecimento do nosso trabalho por uma entidade tão renomada como a Fieg. Nosso projeto transformou a qualidade de vida de famílias e é muito gratificante receber esse reconhecimento por um trabalho que trouxe um benefício social”, declarou.

Tecnologias Sustentáveis – Jaepel

Com o projeto Vida ao Resíduo, a Jaepel implementou um modelo de destinação inteligente de resíduos industriais, baseado na economia circular e nas melhores práticas ESG. A iniciativa eliminou o envio de resíduos classe I e II (perigosos e não perigosos, respectivamente) para aterros sanitários, adotando reciclagem, coprocessamento e reaproveitamento de materiais. O projeto transforma passivos ambientais em novos fluxos de valor, reduzindo emissões e contribuindo para um padrão produtivo mais limpo.

Luiz Fernando de Oliveira, gerente de ESG e Governança da Jaepel Embalagens, sublinhou que o reconhecimento vai incentivar ainda mais o surgimento de novas práticas e tecnologias de sustentabilidade. “Receber esse prêmio é muito importante para a Jaepel. Com certeza, vai fomentar novas ideias dentro da nossa indústria voltadas para o desenvolvimento e para a produção sustentável”, afirmou.

Comunicação ESG – Jornal A Redação

O jornal A Redação foi premiado pela reportagem Indústrias goianas investem em ESG e se consolidam como referência nacional. O conteúdo destacou como o setor industrial tem incorporado os pilares ambiental, social e de governança em suas estratégias, com apoio da Fieg.

Responsável pela reportagem premiada, Ludmila Siqueira disse ser gratificante ver em evidência a pauta da sustentabilidade. “Fico muito feliz não só pelo reconhecimento, mas também por perceber que a Fieg tem se empenhando em encampar a sustentabilidade para que cada vez mais indústrias goianas abracem essa causa e se tornem mais competitivas”, pontuou.

Micro e Pequena Empresa – Nanoterra

A Nanoterra venceu com o projeto NanoPequi, que transforma a casca do pequi, subproduto sem destinação econômica, em ingrediente cosmético de alto valor agregado. Utilizando nanobiotecnologia de síntese verde e processos limpos, o projeto une inovação e sustentabilidade ao aproveitar resíduos da biodiversidade brasileira.

Para Joaquim Araújo do Nascimento Neto, diretor de Marketing da Nanoterra, a vitória representa a certeza de que a empresa está no caminho certo. “A Nanoterra acredita que existe um meio de produzir e consumir aproveitando a biodiversidade do Cerrado. Trazer a tecnologia acoplada à sustentabilidade faz sentido e fortalece a indústria goiana e brasileira mundo a fora”, comentou.

Por Thiago Burigato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *