Carros e motosEmpresas, Economia e MercadoMeio ambienteNoticia, Política e Governo

Rápido Araguaia é destaque no Prêmio Protagonismo ESG BYD 2025

por sua liderança em mobilidade sustentável

Premiação realizada no último dia 9 de dezembro reconheceu a implantação de 29 ônibus elétricos articulados no BRT Leste–Oeste (Eixo Anhanguera), destacando o impacto ambiental da nova frota e o papel da Rápido Araguaia na modernização sustentável da frota da RMTC

A Rápido Araguaia, uma das concessionárias responsáveis pela operação do transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana, foi reconhecida na última terça-feira (09), em São Paulo, como um dos grandes destaques do Prêmio Protagonismo ESG BYD 2025, na categoria Mobilidade Sustentável. A premiação, realizada pela maior fabricante de veículos elétricos do mundo, homenageia empresas brasileiras que se destacaram pela adoção de soluções ambientais, sociais e de governança com alto impacto positivo. O reconhecimento marca um avanço significativo para o transporte público da Região Metropolitana de Goiânia que, nos últimos anos, vem se consolidando como referência nacional em inovação e redução de emissões por meio da eletrificação da frota.

A premiação reconhece a incorporação de 29 ônibus elétricos articulados BYD adquiridos pela Rápido Araguaia e inseridos no BRT Leste-Oeste (Eixo Anhanguera) ao longo deste e do próximo ano. A iniciativa representa também um salto tecnológico e ambiental de grande impacto para o transporte público de Goiânia e região. Com a entrada desses veículos, a operação passa a reduzir mais de 5 mil toneladas de CO₂ por ano, volume equivalente ao plantio de 37 mil árvores, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade do ar e para a construção de cidades mais saudáveis.

Os benefícios, no entanto, vão além da redução de emissões. Os modelos elétricos oferecem uma operação significativamente mais silenciosa, com menos vibração e maior estabilidade, elevando o conforto tanto de passageiros quanto dos motoristas. A tecnologia embarcada também garante mais eficiência energética e menor necessidade de manutenção em comparação com veículos convencionais, resultando em uma operação mais estável, econômica e ambientalmente responsável. A combinação entre desempenho, sustentabilidade e experiência do usuário coloca a Rápido Araguaia como referência no avanço da mobilidade elétrica no país.

O reconhecimento também traduz o momento de virada que o transporte público está vivenciando por meio do projeto Nova RMTC, que tem entre seus pilares a renovação da frota por veiculos mais sustentáveis e modernos. Além disso, a modernização da frota oferece mais qualidade de serviço à população, ofertando viagens mais silenciosas, confortáveis e previsíveis. À medida que novos veículos limpos entram em operação, o sistema se aproxima de um padrão de mobilidade alinhado às maiores referências nacionais e internacionais, consolidando Goiânia e região metropolitana entre os territórios urbanos que mais avançam na transição para um transporte coletivo moderno e comprometido com o futuro.

Compromisso com a mobilidade do futuro

Para a Rápido Araguaia, o prêmio simboliza o resultado de um trabalho contínuo voltado à inovação no transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia. “Receber esse reconhecimento da BYD reforça que estamos no caminho certo. A Rápido Araguaia tem investido continuamente em soluções que unam eficiência operacional, sustentabilidade e bem-estar para a população. A eletrificação da frota é um compromisso real com o futuro da mobilidade urbana, e esse prêmio simboliza o resultado de um trabalho coletivo que vem transformando a forma de mover nossa cidade”, destaca o CEO do grupo Odilon Santos, Odilon Santos Neto.

Um prêmio que reconhece inovação, impacto e transição energética

Criado pela BYD, o Prêmio Protagonismo ESG valoriza empresas que adotam soluções sustentáveis por meio de tecnologias como energia solar, armazenamento inteligente, equipamentos elétricos, veículos pesados zero emissão e infraestrutura de recarga. A edição 2025 homenageou empresas em oito categorias: Energia Renovável, Armazenamento Inteligente, Logística Verde, Mobilidade Sustentável, Frota Responsável, Recarga Ecoeficiente e Concessionária de Impacto.

Durante a cerimônia, o vice-presidente sênior da BYD no Brasil, Alexandre Baldy, destacou o papel das empresas premiadas na transformação energética do país. “Cada empresa reconhecida hoje mostra que a transição energética não é apenas possível: ela já está acontecendo, é viável e está transformando o país em ritmo acelerado. Celebramos empresas que, assim como nós, acreditam que tecnologia e responsabilidade caminham juntas”, avalia Baldy.

Por Luciana Porto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *