4 de outubro de 2025
Empresas, Economia e MercadoNoticia, Política e Governo

Reestruturação da Nova RMTC: usuários passam a contar com novo Terminal Praça da Bíblia

Usuários do transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana contam, a partir desta segunda-feira (29/09), com um novo Terminal Praça da Bíblia. O espaço recebeu um aporte de R$ 29 milhões do Governo de Goiás e foi totalmente reconstruído.

Terminal Praça da Bíblia

A estrutura teve a área coberta ampliada em 60%, possui iluminação de LED, sistema de informação aos usuários e totens eletrônicos, equipamentos de sonorização, além de padrões de acessibilidade. O local conta também com um sistema de monitoramento eletrônico equipado com 73 câmeras de alta definição e tecnologia de inteligência artificial que possibilita o reconhecimento facial.

Caiado destacou que o novo terminal faz parte do pacote de reestruturação da Nova RMTC, executado sem cobrar nada a mais do passageiro.

“Você tem uma tarifa de R$ 4,30 desde 2019. Mesmo com todas as crises que enfrentamos – fiscal, Covid –, nunca alteramos um centavo no preço para o passageiro”.

Os terminais DergoPraça ASenador Canedo e Padre Pelágio também passam por obras e serão entregues neste ano.

O vice-governador Daniel Vilela frisou que o avanço é fruto de um modelo inovador de gestão, em que o Estado e as prefeituras são parceiros.

“O governador teve a coragem de ser um parceiro dos municípios, do povo goiano e dos usuários do transporte”, destacou. “Esse sistema tem ficado excelente, diferenciado. É respeito ao cidadão, respeito às pessoas”, acrescentou o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel.

Entrega de ônibus

Na mesma ocasião, o governo estadual entregou 90 ônibus a diesel com a tecnologia padrão Euro VI, menos poluente, além de um veículo biarticulado elétrico modelo Eletra, que será integrado à frota do BRT Leste-Oeste (Eixo Anhanguera). Essas novidades, de acordo com o governador, dão a Goiás destaque nacional na adoção de tecnologias limpas no transporte.

“Goiás foi o primeiro estado a avançar em ônibus elétricos e padrão Euro VI, ou seja, os que menos poluem no mundo. Estamos dando um passo à frente”, afirmou o Governador Ronaldo Caiado.

Ele garantiu a renovação de 100% da frota até o final de 2026, com prioridade para a aquisição de veículos movidos por combustíveis limpos. “Vamos chegar a 1,5 mil novos ônibus até 2026”, emendou.

As melhorias físicas devem ser acompanhadas de mais eficiência na operação.

Segurança

O reforço da segurança no transporte coletivo, por sua vez, ganha forma com o Programa Viagem Segura, que conta com mais de 3 mil câmeras instaladas em todo o sistema e conectadas à Secretaria de Segurança Pública. Também até o final de 2026, serão 6 mil equipamentos. A ferramenta permitirá uma ação mais efetiva da Polícia Militar e trará maior tranquilidade a toda a população.

Conforto

Todo investimento visa melhorar a vida do cidadão que passa pelo Terminal Praça da Bíblia, que atende 42 linhas de ônibus e recebe cerca de 65 mil passageiros por dia.

Por Secretaria de Comunicação do Governo de Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *